quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A coroa italiana em jogo

Cena rotineira nos últimos anos da Serie A, a Internazionale levantando a taça  - Getty Images

Nas últimas cinco temporadas o futebol italiano viu o dominio da Internazionale, em alguns anos com mais dificuldade, mas o scudetto sempre era levantado por Javier Zanetti. Milan e Juventus com o calciocaos ficaram para trás de sua maior rival, e ainda tiveram dificuldades para conseguir as vagas para a Uefa Champions League. Com isso a Roma cresceu e tornou-se a segunda força da velha bota nessas temporadas. Porém para 2010/11, a história promete ser mais interessante, pois Napoli, Genoa e Sampdoria devem brigar lá em cima.

Para seguir na linha de frente do calcio os nerazzurri não investiram muito não, mas a base foi mantida. A maior perda foi a saída do técnico José Mourinho para o Real Madrid. As 26 milhões de libras recebidas pelo o importante jovem reserva Balotelli, fazem com que essa perda não seja tão lamentada. O veloz atacante Biabiany vem do Parma (estava emprestado em co-propiedade) e Castellazzi da Sampdoria é o novo reserva de Júlio César, pois Toldo se aposentou.

Philippe Coutinho é apresentado oficialmente junto ao treinador Rafa Benítez - AP Photo

Além das contratações quem chegou foi o brasileiro Philippe Coutinho (chegaria ao completar 18 anos). Mesmo sem tantas chegadas o técnico Rafael Benítez tem o melhor elenco da "velha bota" a sua disposição. E com a manutenção da equipe que conquistou a tríplice coroa, o inédito hexacampeonato italino tem grandes chances de acontecer.

Na vice-campeã Roma nada de investimentos absurdos. Os principais contratados foram os brasileiros Fábio Simplício e Adriano, ambos adiquiridos gratuitamente. Nenhuma saída chamou a atenção no clube da capital. Porém as chegadas também não são animadoras, e para brigar pelo título com a Internazionale, a equipe precisaria de maiores investimentos.

Totti chora o vice romanista em 09/10, mas é nele que a torcida confia para voltar ao topo - Ag. Reuters

A responsabilidade segue com Totti, mas o capitão giallorossi não tem o pique de outrora e sem ele faltará "fantasia" na meia-cancha. Quando o mágico dez não estiver em campo, a resposabilidade cairá sobre os ombros de De Rossi, Riise, Pizarro e Vucinic. Resta saber se eles conseguirão manter o nível do time sem o capitão.

O grande rival da Internazionale, Milan, que desenhava uma grande reformulação para essa temporada viu esse objetivo ficar só na promessa. O zagueiro colombiano Yepes de 34 anos foi o primeiro a chegar. O goleiro Amelia também veio. Depois vieram dos jogadores que participaram da Copa do Mundo. Sokratis, versátil lateral/volante grego e Kevin Prince Boateng, destaque de Gana contratado em co-propriedade.

Os nomes não são muito animadores, mas o trio brasileiro Thiago Silva, Ronaldinho e Pato ficou. São os jogadores que devem dar base aos rossoneri para a disputa da Serie A e UCL. O time titular não é ruim, porém não existem muitas opções válidas no banco de reservas para Massimiliano Allegri, que fez um bom trabalho no Cagliari e a partir de agora comanda o time. Se Ibrahimovic chegar, algo que acho muito difícil, o time alcançará outro patamar e brigará por pelo menos uma vaga na UCL.

A Juventus, clube que mais foi prejudicado com o calciocaos parece estar finalmente se estabilizando. Temporada passada os bianconeri até largaram bem, mas fraquejaram. Diego que seguiu a tendência do clube está com as malas prontas para a Alemanha. Outros que estão se despedindo são Trezeguet, Cannavaro, Molinaro e Poulsen. O pouco aproveitado meia-atacante Giovinco foi emprestado para o Parma.
Krasic, a negociação durou quase toda a temporada, mas o sérvio chegou a Turim - Site

Como muitos se foram, vários desembarcam em Turim. O jovem zagueiro Bonucci, destaque do Bari em 09/10 e já convocado para a nova azzurra. Para a defesa ainda vieram o goleiro Storari e mais um da nova geração italiana, o lateral Marco Motta. Meias-externos também se unem ao elenco bianconeri, Pepe, J. Martínez, Lanzafame e Krasic do CSKA, para mim este último é o grande destaque. Aquilani também cehgou e vem do Liverpool por empréstimo. Mas a última aquisição do time de Turim foi Quagliarella, que chega do Napoli por empréstimo com opção de compra.

Luigi Delneri, o novo treinador terá várias opções e essa pode ser a temporada com uma juve voltando a brigar na ponta da tabela. Com as mexidas, a defesa, uma das piores da Serie A tende a melhorar.

Como ressaltei no primeiro parágrafo, a Serie A 2010/11 será diferente, pois a disputa deverá ter alguns “intrusos”. Sampdoria, Palermo, Napoli e Genoa são os candidatos a surpresas.

Começando pelo Genoa, o segundo time que mais gastou com tranferências no futebol italiano. Para a defesa vieram o goleiro destaque de Portugal na Copa do Mundo, Eduardo, o lateral-direito Rafinha do Schalke 04, o defensor Chico do Almería, o zagueiro Ranocchia contratado do Bari em co-propriedade junto com a Internazionale. No meio chegou o volante português Miguel Veloso, o meia-atacante Zuculini e para o ataque Luca Toni.

A apresentação de Luca Toni no Genoa - Getty Images

É claro que com todas essas novidades, a equipe rossoblu aumenta suas ambições no campeonato. A vaga na Uefa Champions League, que ficou longe em 2009/10 pode aparecer. Vejo o Genoa como dos principais candidatos a ser o "intruso no meio de Milan, Roma, Juventus e Internazionale.

Outro candidato é o Napoli. Pois conseguiu a manutenção de seus principais jogadores. Lavezzi,  Hamsik, Gargano e Maggio. A execeção é Quagliarella, que foi repassado para a Juventus. Porém o grande destaque do time foi a contratação de Cavani, atacante e artilheiro uruguaio. O ex-jogador do Palermo mostrou na Copa do Mundo que não é apenas letal e sabe atuar mais recuado.

Hamsik, se conseguir jogar bem como meia central ele será a chave do sucesso napolitano - EFE

Walter Mazzarri deve escalar o tridente Lavezzi, Hamsik e Cavani. O clube napolitano ainda poderá ter Roberto Sosa, ex-jogador do Bayern de Munique. Se Quagliarella ficasse, o que poderia acontecer é: Hamsik jogar um pouco mais recuado no meio-campo Partenopei, função que ocupou na Eslováquia da Copa do Mundo, mas não rendeu bem. Sem o atacante da azzurra, o meia terá mais liberdade, forma de jogar que rendeu mais nos últimos anos.
Hernanes já treinou, já jogou, já marcou e já ganhou um apelido: "Il Profeta" - Site Oficial

Abaixo dos seis favoritos para as vagas na UCL, Lazio, Palermo e Sampdoria são os mais fortes. Muitos devem estar estranhando essa aposta nos biancocelesti, explico o motivo. Acredito muito em Hernanes e na dupla Rocchi e Mauro Zárate. Caso Roque Santa Cruz relamente feche com o time da capital, os laziale ganham mais uma boa opção ofensiva. Além de outro bom atacante, Floccari contratado em definitivo junto ao Genoa.

A Sampdoria vem de uma quarta posição na última temporada, porém na última rodada dos playoffs da Uefa Champions League contra o Werder Bremen, o time perdeu a classificação no final da partida. A esperança da torcida é que o elenco seja mantido, mesmo com essa derrota. Se todos seguirem no do time genovês a aposta será na forte dupla ofensiva Cassano e Pazzini – 28 gols em 09/10 – para mais uma vez figurar entre os quatros primeiros da velha bota.

Perder Cavani e Fábio Simplício, sem dúvidas diminuirá as ambições do Palermo na atual temporada. A briga por vagas nas competições europeias dependerá de muitos fatores. Miccoli terá que ao menos igualar os 19 tentos marcados na última temporada. Além disso, Abel Hernández e Pastore terão que continuar evoluindo. A briga do rosanero não deve ser entre os primeiros, mas quem sabe não belisque mais uma vez a Uefa Europa League.

A Fiorentina após uma temporada regular é uma incógnita. Pois seu principal nome Jovetic, com uma lesão nos ligamentos do joelho ficará de fora por 7 meses. A solução estaria em casa, caso Mutu não estivesse suspenso por doping (volta em setembro). As contratações não animam, D’Agostino que atua em várias funções no meio e o goleiro Boruc. Gilardino, artilheiro da equipe na última Serie A com 15 gols, segue no clube. Com todos os jogadores a disposição a viola pode almejar uma vaga a UEL, mas acho difícil que consiga.

Máxi Lopéz ficou no Catania e é a principal atração do clube - AP Photo

De resto, a Udinese seguirá apostando em Di Natale, que participou de mais de 60% dos tentos da equipe na temporada passada. O Catania torce para Máxi López repetir o desempenho de 09/10, quando anotou 11 gols em seis meses. O Parma além de contar com Bojinov terá Giovinco. E o recém promovido Cesena conta com Diego Cavalieri e Appiah. No Cagliari destaque para Marchetti, Cossu e Acquafresca. O Brescia confia em Diamanti. O Bolgna apostou em jovens que não derão certo em Inter e Juventus, Krhin e Ekdal, respectivamente.

Penso que os outros clubes são os principais candidatos a Serie B.

 Abraço a todos

Um comentário:

  1. Sem dúvida que a contratação do craque brasileiro acrescenta muita qualidade ao jogo de qualquer equipa no mundo, é super-inteligente no passe e um eximio remtador. Em relação á Lázio penso que Rocchi embora seja um excelente avançado que respeita os principios de jogo (jogar bem com bola e quando não a tem lutar por ela) a idade pesa e vai-se notar no campeonato italiano que pede muita resistência fisica. Floccari será o avançado para o onze inicial porque é um avançado dinâmico, remate fácil e nota-se quando procura outras zonas de terreno abrindo espaços para os colegas. Zárate é um fenómeno e com Hernanes a "pensar" o jogo de ataque na Lázio o argentino só terá de se preocupar com a baliza. Agora reforços não são sinónimo de vitórias. A defesa da Lázio preucopa-me... Edy Reja tem uma mentalidade super-ofensiva mas apostar num sistema de 4 defesas com dois laterais e jogando com um jogador mais alto ao lado de Ledesma, Brochi, Ledesma e Hernanes a apoiar Zárate e Floccari teria uma equipa digamos que mais densa e menos desgastante para os laterais que terão de ter num sistema de 3x5x2 o desgaste fisico bem gerido para manterem a propensão defensiva e atacante, sendo que o médio-defensivo que vai fazer as compensações também vai sofrer. Que seja o ano da Lázio e que Reja acima de qualquer sistema tático imprima uma dinâmica forte porque é isso que verdadeiramente conta a partir do momento em que começa o jogo!

    ResponderExcluir