quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Playoffs da Liga dos Campeões

A Uefa Champions League já tem os seus 32 concorrentes. Os oito últimos foram definidos atráves dos Playoffs. E se tratando da mais forte competição entre clubes do mundo, o nível esteve alto, mas como falamos de futebol, as surpresas também apareceram.

Toda essa briga pelas últimas vagas tem uma justificativa, que extrapola ao status de disputar uma competição como a Champions League. O dinheiro que os clubes recebem com a participação é muito grande e nenhum outro campeonato oferece valores como os envolvidos nessa disputa.

A zebra e emoção (Terça-feira)

Enyeama é um dos destaques do Hapoel, lá o goleiro bate as penalidades - EFE

Na terça-feira o Hapoel Tel-Aviv de Israel do goleiro nigeriano Vicent Enyeama, destaque na Copa do Mundo conseguiu a vaga e eliminou o RB Salzburg de Alan. O Basel, campeão suiço mandou o Sheriff da Moldávia para casa. Mas as outras duas partidas que prederam a atenção. Os sérvios do Partizan contaram com o baixo aproveitamento dos blegas do Anderlecht nas penalidades e também estão na fase de grupos.
O desconhecido brasileiro Lima fez três e eliminou o Sevilla de Luís Fabiano - AP Photo

Primeiro a grande surpresa dessa fase da competição. O forte Sevilla de Luís Fabiano, Renato, Jesus Navas e Kanoute foi surpreendido pelo brasileiríssimo Braga do ex-corinthiano Felipe. O tento no jogo de ida já havia sido marcado por um brasileiro, Matheus. Na volta mais um show verde e amarelo, Matheus voltou a aparecer e Lima (ex-Paysandu/Avaí/Santos) marcou por três vezes.

O grande detalhe da partida foram os quatro tentos marcados nos oitos minutos derradeiros. Dois para cada lado, mas isso não evitou a classificação dos portugueses, na maior surpresa da competição até aqui.

O embate entre Sampdoria e Werder Bremen tinha tudo para ser definido na Alemanha, quando os alemães venciam por 3x0 até o último minuto e um gol de Pazzini colocou a samp na briga. Pazzo anotou dois em dez minutos e até ali dava a vaga ao seu time. Para completar a “festa” deixou mais um aos 40 minutos da etapa final.

Porém Rosenberg colocou os “papagaios” na briga de novo, ao marcar aos noventa minutos. A essa altura Domenico Di Carlo já havia sacado Cassano, uma de suas principais alternativas ofensivas. O resultado? Claudio Pizarro acertou um belo chute e a Samp não renasceu. Porém a torcida da casa reconheceu o esforço da equipe e mesmo com a eliminação, eles foram aplaudidos.

As viradas e o equilibrio (quarta-feira)

O gigante Crouch marcou três, mas em campo Bale foi um gigante - Getty Images

Na quarta-feira a tendência dos bons jogos seguiu. A grande surpresa foi ver os eslovacos do Zilina eliminarem o tradicional Sparta Praga, com um placar agregado de 3x0. O Tottenham após ser surpreendido pelo Young Boys no gramado sintético, na Suiça e perder por 3x2 conseguiu a recuperação em casa. Com ótima exibição do meia-externo Bale e com um hat-trick de Crouch, os spurs não tiveram dificuldade para aplicar um 4x0.

O Copenhague da Suiça utilizou-se bem do critéiro de gols marcados fora de casa para eliminar o Rosenborg da Noruega. E deve ser mais um dos coadjuvantes da milionária competição.
A grande virada foi a do Auxerre. Após perder para o Zenit, na Rússia, o time francês fez 2x0 jogando em casa. O time do leste europeu pouco produziu e viu Pedretti comandar as ações no meio-campo. O mais incrível é ver que os russos investiram 43 milhões de euros na janela de transferências para contar com um elenco forte, que ficará de fora da Uefa Champions League.

Com a classificação à fase de grupos, Luis Suárez garantiu que seguirá no Ajax - AP

Com o 1x1 em Kiev, Ajax e Dynamo deixaram tudo para a jogo da volta em Amsterdan. De um lado, o ainda jovem Luis Suárez e do outro, o consagrado Shevchenko. A Arena Amsterdan estava lotada em empurrou os holandeses para a vitória. Cada artilheiro deixou o seu, e o tento anotado por Sheva aos 39 minutos deixou um pouco de esperança para os ucranianos. Mas Stekelenburg em noite inspirada evitou que outra bola entrasse em sua baliza.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário