terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vale a "Salva de Prata"

A briga pela “salva de prata” recomeça na sexta-feira com o encontro dos últimos campeões, Bayern o atual e Wolfsburg. A liga com a melhor ocupação nos estádios e que conta com muitos candidatos a ponta, sempre tendo muitas dispustas promete mais um ano de nível muito alto.

O Bayern, atual campeão e já vencedor da Supercopa é o maior favorito novamente - AP Photo

E mais uma vez o time de Munique, maior campeão com 21 títulos é o principal candidato a taça. O favoritismo só aumentou com a volta de Toni Kroos, que estava emprestado ao Bayer Leverkusen, onde participou de 18 tentos na temporada. Ele se unirá a um elenco que já conta com Lahm, Schweinsteiger, Robben (craque do último título), Ribéry e a grande revelação da Copa Thomas Müller, com contrato renovado até 2015. É ou não um time de respeito?

O trabalho de Raúl e de Felix Magath será duro se quiserem tirar a coroa do Bayern - AFP

Para chegar ao patamar dos bávaros o Schalke 04 trouxe o ídolo madrilista Raúl, o bom lateral-direto japonês Uchida e o experiente zagueiro Metzelder, com poucas chances no Real. Porém nem tudo são flores em Gelsenkirchen, os azuis reais perderam os importantes Rafinha, Westermann, Bordon e seu artilheiro Kevin Kuranyi. Perdas que não estavam nos planos de Felix Magath, que terá de justificar o apelido de mago mais uma vez se quiser brigar pelo título.

Renato Augusto e Kiessling são dois dos destaques das aspirinas - Ag. Reuters

A sensação do primeiro turno passado Bayer Leverkusen, não mudou muito e conseguiu manter a base. Para a vaga de Kroos, Sam do Kaiserslautern foi contratado. Mas a grande chegada foi a volta de Ballack, que retorna às apirinas após oito anos ausente. Com a equipe recheada de bons valores, o neverkusen poderá finalmente deixar para de lado o incômodo apelido, dado por nunca ter conquistado a Bundesliga.

Os bósnios líderes em gols (Dzeko) e assistências (Misimovic) seguirão jogando pelos lobos

O campeão de 2008/09 além da manutenção de seus principais atletas, trouxe dois ótimos reforços para a defesa, Kjaer do Palermo e Friedrich do rebaixado Hertha. O ataque segue forte com o artilheiro do último campeonato Dzeko, o brasliero Grafite e com o líder em assistências Misimovic. Se acertarem a retaguarda os lobos voltarão a incomodar.

Do norte vem o Werder Bremen, que já não conta mais com Özil, vendido ao Real Madrid por 15 milhões de euros. Mesmo assim boa parte do elenco verde e branco foi mantido. Destaque para Marin, que também esteve com a Alemanha no Mundial e dono de onze passes para gol na última liga. Naldo, Mertesacker e Frings também seguem com o técnico Thomas Schaaf. A grande chegada foi a do “ex-novo Ibrahimovic”, Arnautovic, que não teve espaço na Inter, mas é a grande promessa do futebol austríaco.

Além das cinco equipes que se desenham como principais favoritas a “salva de prata”, a Bundesliga ainda tem outros fortes concorrentes. O Borussia Dortmund, dono da melhor média de público da liga seguirá com forte apoio da torcida e terá Lucas Barrios, destaque do Paraguai na Copa.

O Hamburg perdeu Jerome Boateng, mas trouxe Westermann e segue com Zé Roberto, Trochowski, Elia e Nistelrooy com isso a briga será na ponta de cima da tabela. E o Stuttgart, que vendeu Khedira para o Real Madrid por 12 milhões de euros, mas têm no elenco diversos jogadores que disputaram a última Copa do Mundo e segue forte.

Carlos Eduardo segue entre os destaques da Bundesliga atuando pelo Hoffenheim

Um fato curioso é o caso do Hoffenheim, que em 2000 estava na quinta divisão e em 2008 alcançou a Bundesliga e chegou a ter destaque nela. Porém o milionário Dietmar Hopp responsável por essa grande mudança parece ter se cansado. Pois o fenômeno parou e os investimentos cessaram. Carlos Eduardo e o artilheiro Ibisevic seguem por lá, porém não será fácil brigar pelas vagas europeias.

A expectativa é grande para a bola rolar e para saber se algum time conseguirá retomar a coroa do Bayern. Recheada de jogadores com destaque mundial e com a base da nationalelf seguindo no país, a Bundesliga receomeça com expectativa de muito equilibrio e de bom futebol na terra da cerveja, do salsichão, e também do futebol.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário