quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parabéns ao Corinthians

Primeiro de setembro de 2010, nascia o Sport Club Corinthians Paulista. Nasceu com o objetivo de ser amador, mas três anos depois já jogava oficialmente o Campeonato Paulista. O primeiro título logo no segundo ano profissional, em 1914 o Campeonato Paulista foi vencido pelos “filhos” do clube inglês Corinthian.

Os ingleses vieram disputar alguns amistosos no Brasil e encataram. Asssim surgiu a ideia de criar o novo clube e foram pessoas humildes, que deram esse pequeno passo para a formação de um dos maiores times de futebol do Brasil e do mundo.

Uma nação que vê o colorido no preto e branco. Uma nação que apenas cresceu no maior jejum de sua história, 23 anos quebrado pelo gol de Basílio, que deu o Paulista de 1977. Ah, o gol de Basilio, tinha que ser com a cara do Corinthians, sofrido, chorado.

Um ano antes os corinthianos já haviam invadido o Maracanã e conseguir dividir o estádio com os tricolores. E foram eles que venceram o jogo para o timão, que segundo um dirigente do Fluminense, seu clube venceria aconteça o que acontecer. Porém mesmo saindo na frente, o time das Laranjeiras sofreu o empate e nos pênaltis o goleiro alvinegro Tobias brilhou e classificou seu time a final do Campeonato Brasileiro de 1976.

São muitas passagens incríveis e históricas nos 100 anos do Corinthians, seria injusto tentar abordar todas elas. Mas recentemente um desses times alvinegros me marcou muito.

Falo do time campeão em 2005. Equipe que tinha Tévez, Carlos Alberto, Roger e Nilmar. Porém não se resumia aos estelares jogadores, dependia também do “carregador de pianos” Marcelo Mattos. Polêmicas de arbitragem à parte, aquele Corinthians era muito forte e tinha uma das melhores duplas de ataque que pude asssitir jogando.

Para o centenário não veio o tão sonhado título da Taça Libertadores da América, mas chegou a tão sonhada casa, em Itaquera. Sobre a competição continental, já foram 100 anos de espera, mais alguns anos não será problema.

A boa organização extra-campo é destaque, e ela deve ser a grande aliada no futuro. Assim tenho certeza que esse título virá dentro de alguns anos. O ídolo alvinegro Neto afirmou ao Bandsports “Garanto para vocês, até 2015 o Corinthians terá duas Libertadores e um Mudial”. É esperar, talvez não seja tão rápido, mas vai acontecer.

150 mil estiveram no “Show da Virada alvinegro”, mas as comemorações se estenderam pelo mundo, onde aproximadamente 30 milhões de pessoas gritaram de alegria pleos 100 anos de seu amado clube.

Parabéns Corinthians.

Um comentário:

  1. O Timão certamente é um dos maiores times do país e merece todas as congratulações.

    Meu amigo Pedro Spiacci, indiquei seu blog ao selo Blog de Ouro. Confira lá:

    http://futebolmusicaetc.blogspot.com/2010/09/indicacao-ao-blog-de-ouro.html

    Abração!

    ResponderExcluir