segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Philippe Coutinho à italiana

Quando a Inter venceu a disputa com o Real Madrid para ter Philippe Coutinho, poucos no mundo e no Brasil o conheciam. À época, com 16 anos, a contratação realmente surpreendeu. Por aproximadamente 3,8 milhões de euros (8,8 milhões de reais), a Internazionale levou a melhor sobre Real Madrid, Chelsea e Benfica e contratou a promessa de São Januário.

Coutinho foi comparado à Pato, pelo fato de ser precoce (Reprodução/Revista Placar)

Além da ida à Milão para assinar o contrato, uma semana depois, Coutinho passou por um período de treinos com a Beneamata. Nos treinamentos, o brasileiro protagonizou uma situação engraçada com o zagueiro e ídolo nerazzuro, Marco Materazzi. O jovem apresentou seu cartão de visitas: deu uma caneta no zagueiro. Ao chegar no vestiário, ouviu do massagista: "se repetir o feito, eu te pago lanche a semana toda". O camisa 23 da Inter não gostou do que ouviu e deixou um aviso, "caso faça novamente, te mando para o hospital". Coutinho disse não ter tido oportunidade para repetir o lance.

A escolha do clube italiano  teve uma forte componente de bastidor. A promessa vascaína tem a sua carreira agenciada pela HAZ Sport Agency, agência que, no momento da transferência, possuía ligação com dois atletas nerazzurri, Burdisso e Crespo. Portanto, o trânsito desses agentes era livre por Appiano Gentile.

Pela base do Gigante da Colina foram 123 gols, muitos títulos e artilharias por diversas vezes. Concomitantemente, desde a categoria sub-14,  Cout recebia convocações das seleções brasileiras. Coutinho se tornou profissional em 2009, durante a Série B vencida pelo Vasco. Ao todo, atuou por 43 vezes e marcou seis gols, o primeiro deles contra o Botafogo, no 6 a 0, válido pelo Campeonato Carioca de 2010.

No alvinegro, ele mostrou habilidade, velocidade e muita personalidade. Mas sempre apresentou limitações nas finalizações. No início dessa temporada, o Vasco sonhou em manter Philippe Coutinho por mais um ano, porém a negativa veio de Milão. Afinal, Rafa Benítez gostaria de contar com o jovem.

Moral, o técnico Rafael Benítez fez questão de participar da apresentação do jovem (AP Photo)

Logo no início de sua caminhada no clube de Milão, o ex-jogador vascaíno recebeu elogios. Iván Córdoba, um dos mais experientes do grupo nerazzuro, elogiou o meia-atacante pela tranquilidade, técnica e modéstia. "Philippe tem muita técnica e vontade de jogar bem. É modesto, tranquilo, mostra grande disponibilidade em campo", destacou o colombiano.

Muitos esperavam que o atual campeão da Liga dos Campeões optasse por um empréstimo, para que o brasileiro, em um time menor da Itália, pudesse se adaptar melhor ao calcio. A maior surpresa foi no amistoso válido pela Pirelli Cup, disputado em Baltimore, contra o Manchester City, Coutinho esteve entre os onze iniciais.

Na primeira partida da pré-temporada, contra os Citzens, a atinga promessa alvinegra atuou bem, como meia atacante no 4-2-3-1 de Rafa Benítez - posição que, durante a temporada, deverá ser ocupada por Wesley Sneijder. O agora, camisa 29 nerazzurro se saiu muito bem, se movimentou muito, tentou dribles e, na maioria deles, teve êxito. O ponto alto do debute foi uma assistência para o gol de Pandev, que posteriormente foi anulado por impedimento.

No segundo jogo da pré-temporada interista, Philippe Coutinho ficou no banco, mas entrou no intervalo. Na partida em Toronto, o brasileiro atuou como meia aberto pela esquerda. Se movimentou bem e cumpriu papel semelhante ao que o titular Pandev estava acostumado: voltou acompanhando as saídas dos adversários pelo lado direito. Além disso, o brasileiro mostrou o que o trouxe à Milão, bom repertório de dribles e jogadas ofensivas.

O que coroou a atuação do camisa 29 foi o gol. Em jogada iniciada na direita, Maicon executou passe ao compatriota. Coutinho dominou com a perna direita e chutou forte de canhota, sem chances para o goleiro do Panathinaikos.

Philippe Coutinho marca seu primeiro gol pela Inter (Inter.it)

No último jogo da excursão da Inter pela América do Norte, o brasileiro mais uma vez esteve entre os onze iniciais. Novamente atuou como meia aberto pela esquerda. Desta vez, não participou tanto como das outras partidas, mas não foi mal e ficou grande parte dos 90 minutos dentro de campo. Além disso, Coutinho mostrou versatilidade e, após algumas mudanças, foi jogar no lado direito do meio-campo. Ter atuado em diferentes espaços do setor pode ser um grande trunfo para o brasileiro ser mais utilizado por Rafa Benítez durante a temporada.

Uma grande diferença do ex-jogador vascaíno para os outros é a humildade e a cabeça no lugar. Após marcar o gol, afirmou a Gazzetta dello Sport: "estou muito feliz pelo gol, mas agora eu tenho que continuar a trabalhar duro para ir melhor".

A confiança depositada nele começa a crescer, afinal, nas três partidas da pré-temporada, o brasileiro apresentou um futebol consistente e mostrou a força psicológica para aguentar a pressão de jogar na Inter. Usar uma das camisas mais vitoriosas do futebol mundial pareceu não assustar o ainda garoto de 18 anos, o que faz com que os tifosi nerazzurri tenham esperança de que a diretoria fez a escolha certa ao contratar o jovem.

Post semelhante foi postado no Jogo Aberto de Lédio Carmona, no dia 06/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário