sábado, 16 de julho de 2011

Argentina 1x1 Uruguai (Pênaltis: Argentina 4x5 Uruguai)

O jogo de Muslera

 Muslera, nascido em Buenos Aires, o goleiro foi o melhor em campo e definiu o jogo como grande atuação de sua vida (EFE)

Muslera, camisa um do Uruguai e titular negociável da Lazio, não é um goleiro que inspira tanta confiança. Muitas vezes, se destaca mais por erros grosseiros do que por sua segurança sob a baliza. Porém, hoje, o laziale fez exibição fantástica e garantiu a vitória celeste, naquele que foi o melhor jogo desta edição da Copa América. A partida em Santa Fe também pode ser considerada a mais pegada da competição, pois não houve um lance que não fosse disputado com muita intensidade.

Batista armou a Argentina no 4-3-3, com Mascherano mais focado na marcação e Gago e Di María com mais liberdade para apoiar o trio ofensivo. No Uruguai, 4-4-1-1, duas linhas de quatro para segurar a ofensiva albiceleste e Forlán jogando um pouco atrás de Suárez, que infernizou a defesa argentina. Além da velocidade de luisito, as bolas aéreas assustavam. E foi assim que o já amarelado Diego Pérez abriu o placar com cinco minutos de bola rolando.

A forte marcação charrúa ficou ainda mais lógica com o 1 a o no placar, mas a Argentina teve Messi - um dos melhores da albiceleste hoje -, que quebrou a defensiva uruguaia e fez a assistência para Higuaín empatar aos 17. O problema celeste ficaria ainda maior, pois aos 38 minutos da primeira etapa, Diego Pérez finalmente foi expulso. Mas como é tradição uruguaia, o time se superou com um jogador a menos, os três jogadores do meio-campo – Arévalo, González e Álvaro Pereira – tiveram um trabalho imenso, mas conseguiram conter os avanços argentinos.

E com dez o Uruguai assustava em contra-ataques, que forçaram Romero a fazer algumas grandes defesas. A Argentina renasceu na partida com a entrada de Pastore, aos 27 do segundo tempo. Além disso, o final do jogo se aproximava e a torcida crescia junto com a albiceleste. Aí o personagem da noite em Santa Fe passou a aparecer. Muslera cresceu e colecionou defesas que levaram o jogo à prorrogação.

O camisa um celeste seguiu sendo destaque nos 30 minutos decisivos e fez defesas inacreditáveis em finalizações de Pastore, Higuaín, Tévez e Messi. Na prorrogação, o Uruguai pouco conseguiu fazer e, com certeza, comemorou quando o árbitro apitou, deixando a decisão para os penais. Não preciso dizer que Muslera defendeu uma cobrança e garantiu a classificação charrúa, com o 5 a 4. Quem perdeu o pênalti? Tévez, o xódo da torcida albiceleste.

Com a eliminação, Batista deve ter seu trabalho ainda mais questionado no comando da Argentina. Já o Uruguai chega forte à semifinal, onde enfrentará com total favoritismo a grande zebra Peru. A vitória de hoje mostrou a força celeste e que será difícil parar o time, que deve chegar à final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário