domingo, 17 de julho de 2011

Brasil 0x0 Paraguai (Pênaltis: Brasil 0x2 Paraguai)

O erro se repete: faltou o gol

 Justo Villar: brilhou durante os 120 minutos de bola rolando, pegou um pênalti e contou com a sorte nos outros três (Ricardo Matsukawa/Terra )

O Brasil jogou bem; Robinho mostrou maturidade e chamou a responsabilidade; o meio-campo se movimentou muito e mesmo fazendo sua melhor partida na competição, os canarinhos terão que voltar para casa. Os guaraníes contaram com partida muito boa do goleiro Justo Villar e com a falta de tranquilade nas finalizações brasileiras.

Desde o início, postado no 4-2-3-1 o Brasil teve dificuldade para vencer o 4-4-2 paraguaio, mas em momento algum se desesperou. Os três meias trocavam muito de posição e confundiam a marcação albirroja. Robinho finalmente estava à vontade nesta CA. Alexandre Pato era o pior do setor ofensivo. Mas quem assustou mais o goleiro Villar foi Neymar, que falhou cara à cara.

O Paraguai não chegava muito e Júlio César não teve trabalho durante os 90 minutos. Ao contrário do primeiro encontro entre as seleções na Copa América 2011, Estigarribia não se dava bem na ponta-esquerda, pois Maicon vinha muito bem em sua contenção. No segundo tempo; Neymar, Ganso, Robinho e Pato ou falharam na frente do gol ou tiveram seus chutes defendidos pelo capitão albirrojo.

O personagem do jogo parecia estar definido: Justo Villar e, à medida que os pênaltis se aproximavam, o Brasil ficava tenso, pois via que o goleiro rival tinha tarde iluminada e poderia brilhar na disputa de penalidades. Na prorrogação, Lucas (do São Paulo) foi o homem a chamar a responsabilidade, mas não deu. Os canarinhos não conseguiram transformar o domínio da bola em gols – acabaram o jogo com 56% de posse de bola, quesito que foi dominado durantes os 120 minutos.

Porém, o desastre ficou para os pênaltis. O Brasil perdeu as suas quatro cobranças – uma defendida por Villar, o heroi do jogo -, enquanto o Chile marcou duas das três que tentou. A eliminação brasileira, em sua melhor partida na competição, foi vista com calma pelo técnico Mano Menezes. Ele viu como positiva a evolução da seleção durante a CA 2011 e aposta na continuidade do trabalho. Mas a principal falha de hoje foi a mesma da estreia: a falta de precisão e tranquilidade nas finalizações.

O Paraguai chega à semifinal sem ter vencido na competição, mas a vitória nos pênaltis contra o Brasil pode dar a confiança necessária para a reta final da Copa América disputada na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário