segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Enfermedades Futboleras 6

Roma atropela a Inter

 Totti, Florenzi e Gervinho, trio de ataque funciona bem no início de Serie A 2013-14 (Eurosport)

O atropelo se deu no primeiro tempo, quando a Roma, praticamente, não deu chances a Internazionale. O Giuseppe Meazza viu os times armados nos esquemas tradicionais, os nerazzurri no 3-5-1-1 e os giallorossi no 4-3-3, com Totti muito bem atuando como falso nove, se aproveitando da velocidade dos pontas do time, Florenzi à esquerda e Gervinho à direita, que invertiam de lado constantemente. O ataque da Inter segue sofrendo com o isolamento de Palacio, muitas vezes, Álvarez se junta ao compatriota, porém, um outro atacante, com o camisa 11 atuando atrás da dupla pode ser mais interessante. 

Apesar do equilíbrio, a Roma dominava as ações e o craque Totti foi decisivo na construção da vitória. Primeiro fez um gol em belo chute de fora da área, que contou com passe de Gervinho. A Inter melhorou depois de sofrer o 1 a 0, acertou bola na trave e De Sanctis fez algumas boas defesas. Mas, mesmo no bom momento nerazzurro, a Roma conseguiu um pênalti (pela imagem, fora da área, mas coisa milimétrica), quando A. Pereira derrubou o costa-marfinense e o Totti fez o segundo na cobrança. No terceiro gol, “Il Capitano” romanista teve a menor participação: fez embaixadinha para conseguir iniciar o contra-ataque que culminou no gol de Florenzi. 

No segundo tempo, a Inter tentou um 4-3-3, sacando A. Pereira e colocando Icardi, enquanto os romanistas se fecharam no 4-4-1-1, com Totti atrás de Gervinho, que atuava livre para puxar contra-ataques. O jogo não mudou e terminou mesmo no 0 a 3 para os visitantes. Rudi Garcia segue mostrando que a Roma, com ele, deve brigar entre os quatro primeiros até o final da Serie A. Hoje, os Giallorossi tem o melhor ataque (20 marcados), a melhor defesa (um sofrido) e o líder em assistências da competição, “Il Capitano”, com seis passes decisivos. Por isso, Totti, que recentemente renovou seu contrato, começa a ver o sonho de jogar mais uma Copa do Mundo próximo de se concretizar, nesta segunda, o técnico da Squadra Azzurra, Cesare Prandelli afirmou: "Se o Mundial fosse agora, eu o convocaria". "Um mês antes da Copa de 2014 irei avaliar a forma física de Totti", completou o comandante da Nazionale. 

Os outros dois times 100% nas cinco grandes ligas, Atlético de Madrid e Barcelona também venceram e também seguem com a marca.

Havia Leno no meio do caminho

 Palmas para Leno: com 21 anos e cada vez mais seguro, o camisa um deve ser um dos três goleiros da Alemanha no Brasil (bayer04.de)

A rodada trazia dois jogos bem interessantes na Bundesliga neste sábado e, no confronto entre o Borussia Mönchengladbach e o Borussia Dortmund, melhor para o primeiro, com gols de Max Kruse e Raffael, citados, neste mesmo espaço, na semana passada. Por isso, no jogo disputado mais tarde, entre Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, quem vencesse assumiria a ponta da tabela isoladamente. Após o massacre no City, no meio da semana, tudo levava a crer que os bávaros venceriam, mesmo sendo visitantes. 

Em campo, o Bayern no já tradicional 4-1-4-1, de Guardiola, amassou o Leverkusen, de Sami Hyypia, que vinha no 4-3-2-1, com Sam e Can dando suporte ao centroavante Kiessling. Nos bávaros a pressão na saída de bola era ordem, nas aspirinas, era uma atitude circunstancial. Depois de muito parar em Leno, o Bayern abriu o placar com um chute forte de Kroos, após assistência de Ribéry. O empate veio com Sam, artilheiro do Leverkusen na Bundesliga 2013-14, que marcou seu sexto gol, aproveitando rebote de chute de Can. 

Mas o brilho de Leno (21 anos) foi mais intenso no 2°T, quando o Bayern finalizou 17 vezes e, em oito ocasiões, exigiu defesas do goleiro do Leverkusen, que garantiu o 1 a 1. No outro lado, estava mais um jovem promissor alemão, Götze (21 anos), que, para variar, começou no banco e segue sem conseguir mostrar nada no Bayern – na temporada, são 160 minutos em campo. A escolha de trocar do Dortmund pelos bávaros, até aqui, não se mostra acertada. 

Ponto valioso

Era óbvio que o Arsenal tinha condições de chegar no The Hawthorns e bater o West Bromwich Albion, porém, em campo, não foi isso que se viu. Os gunners sofreram com más atuações ofensivas de Wilshere e Ramsey. Com isso, os baggies deram bastante trabalho aos londrinos. O primeiro tempo teve um domínio infrutífero dos comandados de Arsene Wenger, porém, sem produzir muito, acabaram castigados com o gol de Yacob, no final do primeiro tempo. 

A volta do intervalo trouxe um WBA melhor ainda e que desperdiçou duas chances importantes, principalmente com Anelka, que perdeu um lance na pequena área. O Arsenal voltou ao jogo quando Rosicky entrou, no lugar de Ramsey, que tinha sentindo uma lesão durante a primeira etapa. A partir daí, o domínio foi dos londrinos, mas, de fato, o time criou poucas chances. O ponto foi conquistado na raça, após grande jogada coletiva, Wilshere (jogando bem melhor no 2°T) acertou belo chute. O camisa dez dos gunners esteve envolvido em polêmicas nesta semana, ao ser pego com um cigarro na mão foi criticado por Wenger. Mas a torcida parece não ter se incomodado, após o gol marcado, o meia ouviu dos torcedores: "Jack Wilshere ele fuma quando quer"

O 1 a 1 deu mais ânimo aos gunners que tiveram algumas boas e, na mais clara delas, Giroud perdeu. O ponto conquistado, apesar da partida abaixo, serve para manter o Arsenal na ponta da tabela, agora, empatado com o Liverpool. Para voltar a ser campeão, os Gunners, que não vencem desde a FA Cup 2004-05, terão que fazer pontos em jogos assim, onde não brilharam e tiveram jogadores importantes atuando mal.

Bernard dá show em goleada

 Festa com Bernard, o camisa dez cedeu quatro passes decisivos frente ao Arsenal Kiev (Shakhtar.com)

A rodada da Premyer League teve dois jogos com placares incríveis. O Dynamo de Kiev, que está em quinto lugar a oito pontos do líder, Metalist, bateu o Metalurg Donestk, por 9 a 1, com três gols de Belhanda e dois de Lens. O time da capital jogou a maior parte do tempo com um a mais. Mas o destaque ficou para Bernard, que comandou a goleada do Shakhtar sobre o Arsenal Kiev. O 7 a 0 foi conquistado 11 contra 11, com o novo camisa dez dos “mineiros” fazendo a diferença: quatro assistências, duas delas pelo setor esquerdo, uma de bola parada e outra pelo centro. Alex Teixeira também chamou a atenção com dois gols. Mas a pintura da partida veio sem participação de brasileiros, Srna fez lançamento da lateral-direita e Facundo Ferreyra (balançou três vezes as redes na partida) surpreendeu o goleiro adversário com belo toque de cobertura, de fora da área. O resumo da ótima atuação de Bernard está disponível neste vídeo. A vitória manteve o Shakhtar entre os três primeiros, agora, a três pontos do líder Metalist, que perdia por 2 a 1 para o Dnipro, terceiro colocado, com 26 pontos, quando o jogo foi paralisado por falta de luz e deve ser remarcado pela Federação em breve.

Um comentário: