quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Personagem de Copa - Miroslav Klose

O atacante alemão Miroslav Klose irá disputar na África do Sul a sua terceira Copa do Mundo (2002, 2006 e agora 2010). Esse mundial pode ser especial para este homem que já marcou 10 gols no maior palco do futebol em nosso planeta. Se Miro conseguir a mesma médias de gols que teve nas Copas anteriormente disputadas. Ele poderá igualar o recorde de mais tentos marcados em mundiais. Atualmente o numero pertence ao brasileiro Ronaldo (15 gols). Mas é realmente possível que tal feito seja repetido ou superado?

É muito difícil que isso aconteça, mas não chega a ser impossível. Temos que lembrar que mesmo com sua seleção chegando para a disputa do título em 2002, seus gols foram feitos apenas na primeira fase. Com destaque para os três tentos anotados na goleada por 8 X 0 sobre a Arábia Saudita. Em 2006 deixou a sua marca quatro vezes na fase de grupos, mas anotou um gol nas quartas de finais contra a forte Argentina.

Para a disputa que se iniciará dia 11 de Junho, a Alemanha de Klose enfrentará na primeira fase, Austrália, Sérvia e Gana. Os seus três primeiros adversários são bons times, nenhum deles se desenha para ser o saco de pancadas que os árabes foram em 2002. Mas o resultado normal para esse grupo é a classificação alemã em primeiro lugar e com três vitórias e para conquistar êxito nessa missão os tricampeões mundiais contarão com os gols de seu artilheiro Klose.

Miro é um artilheiro de nível mundial e disso ninguém duvida. Um atleta que em 2006 foi artilheiro da Copa do Mundo, artilheiro da Bundesliga e melhor jogador deste ultimo torneio. Potencial ele tem.
O poder de decisão do camisa onze germânico já foi provado na classificação alemã à Copa. No jogo que a Alemanha carimbou seu passaporte contra a forte Rússia de Arshavin, Klose foi o nome do único gol da partida.

Resta saber em que condições o camisa 18 do Bayern de Munique chegará a Copa e se será titular na competição. Com 32 anos será que Miroslav Klose terá força para buscar o recorde de Ronaldo. Vontade ele possui e instinto de artilheiro lhe sobra. Quando a bola começar a rolar na África do Sul que saberemos. Eu acredito!


Abraço a todos

Foto: Globoesporte.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pré Jogo Internazionale X Chelsea

O jogo a ser realizado no estádio Guiseppe Meazza nesta quarta-feira, gera muita expectativa, pois os dois clubes almejam há muito tempo um título da Uefa Champions League. Tanto os italianos quanto os ingleses contam com craques de nível mundial em seus respectivos elencos, Julio Cesar, Maicon, Terry, Ballack, Lampard, Cambiasso, Eto’o e Drogba. Mas não conseguem chegar a taça continental

Para os nerazzurri a chegada de Mourinho foi cercada de expectativa de alcançar o título do torneio, por outro lado a saída do português dos blues foi motivada pelo insucesso na Champions. Agora o técnico do clube londrino é Carlo Ancelotti, conhecido da Inter, por ter treinado o Milan, o grande rival interista e onde venceu a UCL duas vezes.

O duelo entre eles coloca frente a frente os lideres da Premier League e da Série A. Os italianos tem folga de cinco pontos em relação a Roma, já na terra da rainha o Chelsea lidera por 1 ponto e com um jogo a menos em relação ao Manchester, o segundo. A equipe comandada pelo português (a primeira vez ainda com Roberto Mancini) foi eliminada nas ultimas duas edições nas oitavas de final por times ingleses o Liverpool e Manchester United. Agora não quer quebrar esse tabu.

Os dois times têm seus desfalques. O time italiano não terá Santon para lateral-esquerda, Materazzi para a zaga e Chivu que pode atuar nas duas posições. O jovem seria titular na partida e Chivu poderia atuar pela esquerda também, já Matrix ficaria com opção para o banco. Os problemas no lado inglês são múltiplos, os laterais Paulo Ferreira (não foi registrado na competição), A. Cole (machucado), Yury Zhirkov (problemas na panturrilha) e Bosingwa (ainda se recuperando de lesão no joelho). Michael Essien e Deco estão fora por lesão no mesmo lugar que o português Bosingwa.

A Inter deverá ir a campo com; Julio Cesar - Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti - Cambiasso, Muntari, Stankovic, Sneijder - Eto'o, Milito. Já o Chelsea; Cech - Ivanovic, Carvalho, Terry, Belletti - Mikel, Ballack, Malouda, Lampard - Anelka, Drogba.

Os nerazzurri devem ir a campo com o tradicional meio-campo armado em losango, com Cambiasso fazendo o vértice defensivo e o holandês Sneijder como trequartista (o mais avançado do losango). Além do camisa 10, o atacante Milito, o “Il Principe” nerazzurro que já marcou 16 gols na temporada deve ser a maior preocupação para a defesa londrina.

Os Blues também devem atuar com o meio-campo disposto em losango, o nigeriano Obi Mikel ser 1° volante, Ballack e Malouda deverão estar posicionados nos lados e Lampard será o homem mais próximo a Anelka e Drogba. O meia da seleção inglesa, Lampard e o atacante marfinense, Didier Drogba devem ser os homens que mais preocuparão Lúcio e Samuel.

O Guiseppe Meazza deve estar lotado para receber dois dos favoritos a vencer a Uefa Champions League de 09/10. A Inter sabe que para obter êxito na competição terá que fazer uma boa partida e conquistar um bom resultado jogando em casa. Já o Chelsea poderá deixar a decisão para 16 de março no Stamford Bridge, mas se conseguir um bom resultado na primeira partida pode encaminhar bem a sua passagem para as quartas.

Minha aposta para esse primeiro jogo e para passar a próxima fase é a minha Inter. O clube nerazzurro vem fazendo uma boa temporada, mesmo sem ter vencido as ultimas três partidas na Série A. A equipe de Appiano Gentile vinha jogando bem e com Sneijder em campo apresenta-se de forma muito interessante. Mas não podemos esquecer que do outro lado está o Chelsea que tem o craque Lampard e um Drogba em sua melhor fase na carreira com 25 gols já anotados nessa temporada.

Expectativas de Maicon para o jogo -




Abraço a todos e apreciem esse jogão!

Fotos: inter.it, ag. AP 
Vídeo: Expresso da bola (Sportv), disponível no Youtube.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vice De Novo!

Esse foi o grito que ecoou no maior do mundo quando o relógio marcou 41 minutos do segundo tempo. Era o Botafogo, que já havia sido vítima do mesmo grito por parte da torcida do Flamengo, mas que agora sorria enquanto ouvi a mesma letra.

Na partida quem iniciou dando a letra foi o alvinegro de General Severiano. Porém não foi por muito tempo, o Vasco equilibrou as ações do jogo. Nada de muito agudo havia acontecido os times rondavam a área adversária, mas pecavam no último passe e pouco finalizavam.

Com o avançar do primeiro tempo, os times ofereciam um espetáculo pobre aos 81.902 presentes no Maracanã. As únicas boas jogadas foram, pelo Vasco um cruzamento na entrada da área que Carlos Alberto cabeceou ao lado do gol. No fogão, um chute de Alessandro que Herrera desviou mal.
No mais o primeiro tempo, ainda ocorreram mais algumas tentativas de cruzamento buscando “El Loco” Abreu, sem êxito. No time de São Januário, as tentativas eram em jogadas individuais de Philippe Coutinho e de seu capitão, Carlos Alberto. Porém chances claras não foram apresentadas na primeira etapa da final do 1° turno do Campeonato Carioca.

Após um intervalo de 20 minutos. Os dois times voltaram a campo para decidir a fatura e conseguir a vaga na final do Cariocão 2010. Mas mesmo com a conversa longa no intervalo o jogo não melhorou. Herrera teve uma chance bem defendida por Fernando Prass, enquanto Carlos Alberto chutou mais uma vez ao lado de Jéfferson.

Já apostava em um empate e mais uma decisão por pênaltis para o Vasco nessa Taça Guanabara. Mas Marcelo Cordeiro foi cobrar um escanteio no lado esquerdo, encontrou Fábio Ferreira que subiu mais que o zagueiro Fernando e marcou o primeiro gol da tarde-noite. O detalhe do gol é que o goleiro Fernando Prass arriscou sair da meta, mas ficou no meio do caminho, quando voltou o tento já estava anotado.

Antes de fazer o primeiro gol, o Botafogo já contava com o seu talismã Caio, que havia entrado no lugar do cansado Lúcio Flávio. E foi em jogada do menino vindo do banco que o fogão decidiu a partida. Em um contra-ataque, o volante Nílton acertou um carrinho violento no camisa nove e foi expulso. Isso dois minutos após o gol.

O time comandado por Vagner Mancini se lançou desesperadamente ao ataque, mas deixou a disposição do Botafogo os contragolpes. Com uma dessas jogadas Caio sofreu mais uma falta, na cobrança da infração, o fogão apostou em um cruzamento para Abreu. O atacante uruguaio foi puxado por Titi, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. “El Loco” cobrou bem o penal e garantiu o segundo gol e a vitória botafoguense na decisão.

Com a vitória os torcedores botafoguenses ironizaram o “Império do Amor” rubro-negro e perguntaram Cadê Dodô, Cadê Dodô? De fato o jogador que marcou três gols naquele 6 X 0 hoje não apareceu. Mas o alvinegros de General Severiano não se esqueçaeram de Joel que também teve o nome cantado na arquibancada. O folclórico e bagunçado (Como ele mesmo afirmou em entrevista no término do jogo), conseguiu organizar e dar confiança ao seu atual clube, totais méritos do ex-técnico da África do Sul.

Agora para o Botafogo além de comemorar o título, a cabeça deve ser colocada no lugar e saber que ainda não conquistaram o objetivo, apenas a primeira parte dele. Já o Vasco aceitar a derrota como um alerta, mas ter plena noção de que no segundo turno poderá alcançar o troféu.


Abraço a todos!

Fotos:  Ag. Lance e Satiro Sodré (Gazeta Press)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Botafogo estraga o carnaval rubro-negro

A quarta-feira foi cinza para o Flamengo, já para o Botafogo a loucura não parou. O rubro-negro jogou melhor, mas os vencedores foram os alvinegros. Agora a equipe de General Severiano reencontra o Vasco na final da Taça Guanabara. Por outro lado a equipe da Gávea foca na estréia pela Libertadores.

O Flamengo foi melhor durante toda a partida e já iniciou atacando. Juan fez boa jogada e finalizou de perna direita para a boa defesa de Jéfferson. Os laterais rubro-negros faziam uma boa partida e através de suas jogadas a bola rondava a área alvi-negra. O Botafogo respondia com lançamento visando Abreu, o uruguaio se virava como podia para segurar a bola no ataque de sua equipe.

A melhor chance alvinegra na primeira etapa foi com o argentino Herrera. O atacante chutou de perna direita para a defesa de Bruno. Já os rubro-negros esbarravam em uma má atuação de Adriano. Mas Juan, Léo Moura, Vágner Love e Vinícius Pacheco criavam as possibilidades do Flamengo. E foi com esse ultimo atleta que o time da Gávea marcou.

A jogada do gol começou com uma roubada de bola que chegou ao imperador. O camisa dez da Gávea passou para Pacheco, que avançou e tocou para Vágner Love. O atacante foi puxado, mas conseguiu entregar para o camisa 22, este tocou para as redes de Jéfferson.

O Flamengo seguia melhor, mas o Botafogo conseguiu empatar com Marcelo Cordeiro. O dez, Lúcio Flávio cruzou no segundo poste e “El Loco” ganhou por cima de Álvaro e Juan. A bola sobrou para Herrera que girou e bateu, Bruno defendeu num ato de muito reflexo, mas a bola sobrou para o lateral-esquerdo que mandou de primeira, dessa vez sem chances para o capitão flamenguista.

O empate no final do primeiro tempo trouxe mais confiança ao Botafogo e abalou o Flamengo, que após o tento sofrido não se encontrou forças para uma reação no final dessa etapa.
No segundo tempo o Flamengo continuou jogando melhor. O rubro-negro teve quatro ótimas chances e quase alcançou a vitória com elas. A primeira veio através de um cruzamento de Juan que Vágner Love mandou no travessão. Depois foi a vez de Willians tentar pela direita, em boa jogada o camisa 8 rubro-negro quase marcou. Os laterais apareceram novamente, Juan passou para Léo que cruzou para Love perder no segundo poste. O imperador também teve a sua oportunidade, em um lançamento de Pet, Adriano matou no peito e chutou, porém a bola foi a lado do gol botafoguense.

Os leitores devem conhecer aquela velha máxima do futebol – quem não faz, toma. Foi isso que ocorreu no Maracanã nessa noite de quarta. Após as quatro tentativas do Flamengo, o Botafogo marcou o gol vencedor da partida, quando a mesma já se desenhada para ser decidida em cobrança de pênaltis. O criticado lateral-direito, Alessandro colocou na área, Renato Cajá que ajeitou para o talismã, Caio. O jovem empurrou a bola para as redes.

No Flamengo o destaque negativo ficou com a dupla de convocados por Dunga, Adriano e Kléberson. O atacante falhou em alguns cabeceios livres e não participou tão ativamente da partida como o seu parceiro de ataque, Vágner Love. Kléberson errou a maioria de seus passes e das jogadas que tentou, mas estará com a seleção contra a Irlanda em março.

O Botafogo, temos que ressaltar como é iluminado o jovem Caio. O menino de 19 anos entrou mais uma vez e marcou o gol da vitória para o time comandado por Joel Santana. Mas o alvinegro também teve problemas, o principal deles foi não existirem variações de jogadas. A única alternativa eram os lançamentos na área para Abreu, hoje deu certo, porém para ter sucesso contra o Vasco e em suas próximas partidas na Copa do Brasil Joel deverá pensar em jogadas diferentes.

Arbitragem –

O árbitro da partida foi Luís Antônio Silva dos Santos, o índio. No geral o homem do apito não foi mal. Anulou um lance em que Abreu tentou usar a mão para marcar o segundo gol de seu time. Mas houve um lance muito infeliz do árbitro, o índio marcou uma falta (que foi longe de ser passível de aplicação de cartão) de Fahel em Vinícius Pacheco e aplicou o amarelo no volante botafoguense, o segundo dele na partida, ou seja, expulsão.

Simples, o árbitro errou em expulsar Fahel. Mas com o péssimo momento que vivem os homens do apito, o carioca não fugiu á regra e complicou-se. Com a aplicação do cartão vermelho no camisa 8 alvinegro, os outros jogadores de sua equipe partiram para cima de Luís Antônio, chegando até a empurrá-lo. A reclamação dos botafoguenses era pelo fato de não ter sido Fahel que havia feito a falta e sim Fábio Ferreira.

O árbitro consultou seu auxiliar e mudou sua decisão, aplicando o cartão em Fábio. Pronto, errou em dar o cartão amarelo e ainda o aplicou no jogador errado, mas pelo menos seus erros não interferiram no resultado, pois Fahel não merecia ter sido tirado de campo.

Abraço a todos!


Foto: Cezar Loureiro - Jornal O Globo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os convocados na Era Dunga

 Foram ao todo 84 jogadores, vamos à eles

Goleiros (9):

Júlio César - Internazionale-ITA, Doni - Roma-ITA, Hélton - Porto-POR, Gomes - PSV Eindhoven-HOL, Diego Alves - Almería-ESP, Fábio - Cruzeiro, Renan - Internacional, Cássio - PSV Eindhoven-HOL e Victor - Grêmio.

Laterais-direitos (6):

Maicon - Internazionale-ITA, Daniel Alves - Sevilla-ESP/Barcelona-ESP, Rafinha - Schalke 04-ALE, Cicinho - Real Madrid-ESP, Ilsinho - São Paulo e Leonardo Moura - Flamengo

Zagueiros (14):

Lúcio - Bayern Munique-ALE/Internazionale-ITA, Juan - Bayer Leverkusen-ALE/Roma-ITA, Alex - PSV Eindhoven-HOL/Chelsea-ING, Luisão - Benfica-POR, Alex Silva - São Paulo/Hamburgo-ALE, Naldo - Werder Bremen-ALE, Thiago Silva - Fluminense/Milan-ITA, Miranda - São Paulo, Edu Dracena - Fenerbahçe-TUR, Henrique - Palmeiras, Gladstone - Cruzeiro/Sporting-POR, Breno - Bayern Munique-ALE, Léo - Grêmio e André Dias - São Paulo

Laterais-esquerdos (11):

Gilberto - Hertha Berlim-ALE/Tottenham-ALE/Cruzeiro, Kléber - Santos/Internacional, Marcelo - Fluminense/Real Madrid-ESP, Adriano - Sevilla-ESP, Juan – Flamengo, Richarlyson - São Paulo, Carlinhos - Santos, André Santos - Corinthians/Fenerbahçe-TUR, Filipe Luís - Deportivo La Coruña-ESP, Michel Bastos - Lyon-FRA e Fabio Aurélio - Liverpool-ING

Volantes (11):

Gilberto Silva - Arsenal-ING/Panathinaikos-GRE, Josué - São Paulo/Wolfsburg-ALE, Mineiro - São Paulo/Hertha Berlim-ALE, Dudu Cearense - CSKA Moscou-RUS, Edmílson - Barcelona-ESP, Lucas - Grêmio/Liverpool-ING, Fernando - Bordeuax-FRA, Felipe Melo - Fiorentina-ITA/Juventus-ITA, Denílson - Arsenal-ING, Fabio Simplício - Palermo-ITA e Sandro - Internacional

2° Volantes (6):

Elano - Shakhtar-UCR/Man. City-ING/Galatasaray-TUR, Ramires – Cruzeiro/Benfica-POR, Tinga - Borussia Dortmund-ALE, Hernanes - São Paulo, Jonâtas – Flamengo e Kléberson - Flamengo,

Meias (15):

Carlos Eduardo - Hoffenheim , Kaká - Milan-ITA/Real Madrid-ESP, Diego - Werder Bremen-ALE, Júlio Baptista - Real Madrid-ESP/Arsenal-ING/Roma-ITA, Ronaldinho Gaúcho - Barcelona-ESP/Milan-ITA, Anderson - Porto-POR/Manchester United-ING, Mancini - Internazionale-ITA, Alex - Internacional/Spartak-RUS, Thiago Neves - Fluminense, Morais - Vasco, Wagner - Cruzeiro, Cleiton Xavier - Palmeiras, Diego Souza - Palmeiras, Daniel Carvalho - CSKA Moscou-RUS e Zé Roberto - Hamburgo-ALE.

Atacantes (12):

Robinho - Real Madrid-ESP/Manchester City-ING, Vágner Love - CSKA Moscou-RUS, Luís Fabiano - Sevilla-ESP, Rafael Sóbis - Internacional/Bétis-ESP, Alexandre Pato - Milan-ITA, Adriano - Internazionale-ITA/São Paulo/Flamengo, Afonso Alves - Heerenveen-HOL, Fred - Lyon-FRA, Jô - CSKA Moscou-RUS/Manchester City-ING, Ricardo Oliveira - Milan-ITA, Nilmar - Internacional/Villarreal-ESP e Bobô - Besiktas-TUR

Dunga em seus três anos e meio como técnico da seleção verde e amarela convocou 84 jogadores. Numero que parece ser exagero, mas não é. Maradona, atual treinador de nossos hermanos, convocou 102 atletas em um período muito menor. O antigo camisa oito da seleção canarinho conseguiu formar a sua base para a Copa, muito contestada, diga-se de passagem.

Acompanhando a Era Dunga, vimos que por mais contestado que o treinador foi, ele conseguiu ganhar todos os títulos que disputou – Copa América e Copa das Confederações, excluindo a Olimpíadas, que o Brasil acabou com o terceiro lugar. Além de ter liderado uma classificação para a Copa do Mundo sem grandes dificuldades.

As contestações não o deixaram de lado. Os resultados não chegaram a convencer a crítica especializada. Quando em campo apareciam as vitórias, fora dele aconteciam convocações injustificáveis, colocando tudo a perder. Nomes como o de Bobô, Carlinhos, Jô, Jonâtas, Morais e outros jogadores, geravam insatisfação no Brasil. Por mais que precisassem ser testados vários jogadores, tais atletas nunca poderiam figurar em uma convocação para a defesa da camisa verde e amarela.

Na grande comunidade do Orkut, Doentes por Futebol escalamos uma seleção com as pérolas de nosso comandante. Cássio; Ilsinho, Gladstone, Edu Dracena e Carlinhos; Fernando, Jonâtas, Wagner e Daniel Carvalho; Afonso Alves e Bobô. Imaginem esses onze jogando pela nossa seleção?

Com o decorrer do tempo nada mudou, hoje ainda vemos o reserva romanista, Julio Baptista, meias na lateral (Gilberto), volantes, 2° volantes nas meias e o cúmulo, os jogadores lesionados serem chamados. Existem incoerências demasiadas em suas convocações, porém os resultados camuflam tudo.

E para vocês quem foi o maior absurdo dentre todas as convocações de Dunga (respondam na enquete)?


Abraço a todos vocês

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Curtinhas da Libertadores

Fernando Cardenas

Esse é o nome do camisa 15 do Once Caldas da Colômbia, campeão da competição em 2004. Ontem em partida válida pelo grupo 2 da Copa Libertadores (o mesmo do São Paulo), esse meia teve grande destaque na vitória de seu time fora de casa sobre o Nacional do Paraguai. O jovem destro e de 21 anos, atua como meia pelo centro e pela direita e tem boa categoria nos passes e muita habilidade nos dribles. Além de ter muita agilidade, facilitada por ter 1.65 metros de altura. Foi dele o bom passe para o primeiro tento de seu clube e fez a jogada do segundo gol.


 O grupo do São Paulo

Seus adversários serão além do Monterrey do México, o Once Caldas da Colômbia e Nacional do Paraguai. Essas ultimas duas se enfrentaram hoje. A análise que faço após o jogo de hoje, é que o São Paulo deve se classificar em primeiro. E a segunda vaga, seria decidida entre os raiados e o time colombiano. O time de Cardenas, apresentou boa velocidade e não foi só seu camisa 15 que mereceu destaque, mas o Nacional mostrou ser muito fraco e não dificultou a vida do time da Colômbia. Portanto para se classificar, o time mexicano deverá utilizar seus titulares nos próximos jogos.

Espectadores

Tanto no jogo realizado no Paraguai quanto no disputado na Argentina, a quantidade de torcedores nas arquibancadas foi decepcionante. Porém devo destacar a bela festa da torcida do Lanús, mesmo com a derrota de sua equipe. Os torcedores do time argentino cantaram o tempo todo (já tradicional), as também tradicionais faixas verticais com as cores do clube e estenderam um belo bandeirão.

Lanús (ARG) 0 X 2 Libertad (PAR)

O clube argentino mostrou porque não vem bem no Campeonato Argentino. O Lanús jogou mal e foi dominado pelo time paraguaio. O destaque positivo foi o meia que atuou pela esquerda, Blanco. Porém mesmo com o empenho desse jogador, o resultado negativo foi merecido. Gamarra e o atacante grandalhão, Velázquez marcaram para a equipe paraguaia. O gol do centroavante foi realizado em uma falha grosseira de Viera, zagueiro do Lanús que vestia a camisa seis. O camisa seis do time argentino não falhou apenas uma vez. O Lanús deve encerrar sua participação na Libertadores esse ano logo na primeira fase.


Abraço a todos

Foto: Agência EFE

A ultima de Dunga

Dunga convocou nessa terça-feira a seleção brasileira para o amistoso contra a Irlanda no Emirates Stadium. Essa pode ser a ultima lista de convocados, antes da escolha dos 23 representantes verde-amarelos para a Copa do Mundo na África do Sul. E ela não apresentou os nomes como; Ronaldinho, Ronaldo e Roberto Carlos. Segundo o técnico da seleção canarinho, isso não representa que eles não estarão na Copa.

O treinador da seleção verde-amarela deixa na entrelinhas que já está com o grupo fechado. Porém não posso concordar com isso. Levanto a questão, pode um jogador ser convocado só pelo que já fez na seleção? Creio que não e Dunga também já disse que o que importa é o momento do jogador, incoerência.
Não sou defensor de jogadores que não apresentaram nada, hoje não levaria nem Ronaldo nem Roberto Carlos, como também não levaria Doni, Elano, Julio Baptista, Gilberto, Michel Bastos e Kléberson. Mas porque esses 22 nomes geraram tanta polêmica?

O meia-atacante da Roma é o nome que mais gera duvida, pois ele hoje é reserva absoluto de seu clube. Se Dunga olhasse mesmo o momento, Ronaldinho mesmo tendo feito as partidas pós-dérbi sem um rendimento tão alto, vive um momento muito melhor que o meia romanista. Sobre Julio creio que seja um bom nome para a Copa por ser muito versátil, mas tem que estar atuando no clube para ir ao mundial.

Existem mais dois jogadores que hoje são reservas dentro dos clubes e foram chamados para defender a seleção. Doni e Michel Bastos, porém esses dois têm participado de mais jogos. O goleiro atua em partidas pela Copa da Itália e o Meia (Dunga o chama para a lateral) sempre está entre as opções do Lyon para o decorrer das partidas.

A grande surpresa na convocação dessa terça foi a presença de Gilberto do Cruzeiro, mas como lateral-esquerdo sendo que hoje ele atua como meia no time celeste. O experiente jogador, creio que não terá dificuldade em se posicionar como lateral.

Mas Dunga só convoca jogadores fora de posição quando lhe interessa. Ano passado, antes de se lesionar Fábio Aurélio vinha fazendo boas partidas pelo Liverpool (ora atuando na lateral, ora no meio-campo), porém nesse caso o treinador da seleção verde-amarela demorou a convocar o atleta. Hoje o atleta dos reds já está de volta ao combate, por estar disputando vaga na posição mais indefinida, ele poderá ter uma nova chance.

Na volância, Kléberson foi um nome bastante criticado. Quem vê os jogos do Flamengo, observa um camisa 15 lento e errando passes muito simples, desempenho que não justifica um chamado a seleção brasileira. Lembrando que hoje o paranaense só titular do Flamengo, por culpa das lesões de Willians, Maldonado e pela venda de Aírton.

Ainda na posição de volante, Felipe Melo segue sendo chamado. O camisa cinco de nossa seleção vem muito mal na Juventus da Itália. Mas com a amarelinha, ele sempre correspondeu e foi a grande e boa surpresa da era Dunga. Pelo momento ele não caberia na seleção, porém se crescer no clube é nome certo para a Copa.

Outra convocação revoltante é a de Daniel Alves. Um dos laterias-direitos na Copa do Mundo. Mas hoje o lateral do Barcelona está lesionado. Porque motivo levá-lo então, não existe explicação plausível para isso, mas talvez na data do amistoso ele esteja pronto para jogar.

Dunga mostra que dificilmente irá mudar seus escolhidos até a data da convocação final. Caso não ocorra uma lesão grave em algum de seus preferidos ou que um deles atravesse uma péssima fase antes da Copa. Os 23 serão bem parecidos com esses presentes nessa ultima lista.

A grande presença de volantes e segundos volantes na lista de Dunga ficará para uma próxima.

Abraço a todos

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os Raiados ou Los Rayados

O Club de Fútbol Monterrey é o atual campeão mexicano e também conquistou três vezes o campeonato local (1986, Clausura 2003 e Apertura 2009). E tem como maior rival o UANL Tigres, próximo jogo do adversário do São Paulo na Libertadores.

Pelo fato de encarar o clássico Regiomontano no final de semana pós estréia no torneio continental, O Monterrey não trará todos os seus titulares para enfrentar o tricolor paulista nessa quarta-feira.

Os Raiados (O uniforme do Monterrey, é listrado em azul e branco, por isso esse apelido), têm como principais jogadores; Neri Cardozo, meia-atacante que já atuou pelo Boca Juniors e Aldo De Nigris, irmão daquele De Nigris que atuou pelo Santos e faleceu em 2009. Porém esse dois jogadores não enfrentarão o São Paulo e ficaram no México.

Quem poderá enfrentar o time do Morumbi nessa quarta é Val Baiano, que foi contratado para essa temporada, mas ainda não fez seu primeiro jogo com a camisa azul e branca. O artilheiro do Barueri poderá substituir um dos principais fazedores de gol das Américas; Humberto Suazo. O chileno foi um dos artilheiros dos raiados na primeira divisão mexicana ao lado de De Nigris, com 11 gols. Além do destaque pelo clube também foi o principal nome chileno nas Eliminatórias para a Copa, foi o artilheiro do torneio com 10 gols, um a mais que o camisa nove verde-amarelo, Luis Fabiano. O ex-jogador do Monterrey foi vendido para o Zaragoza.

Atualmente o Monterrey é hoje, o quarto colocado no Clasura 2010 com 7 pontos, e apenas uma derrota. O tricolor deve aproveitar a ausência dos principais jogadores da equipe mexicana, pois creio que com todos os seus titulares os raiados tem uma boa equipe e poderão dar trabalho ao São Paulo.


Abraço a todos

Fotos: Mexsports e Emilio López (Rayados.com)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os Meninos da Vila

O clássico entre São Paulo e Santos realizado nesse domingo na Arena Barueri consagrou o jovem time alvinegro. A equipe comandada por Dorival Junior buscou a vitória em todos os momentos, já o São Paulo esbarrou na má atuação de Marcelinho Paraíba e em seus jogadores estarem querendo resolver todas as jogadas sozinhos.

O peixe foi escalado em um 4-4-2, porém em alguns momentos Paulo Henrique Ganso se posicionava no ataque também. André e Neymar se movimentavam muito e sempre estavam como opções para os armadores do time da Vila. Na parte defensiva, Arouca fazia uma partida muito boa e dava segurança para a zaga santista.

No outro lado o São Paulo não estava bem. Marcelinho Paraíba não conseguia acertar nenhuma jogada. O segundo volante, Hernanes era melhor pelo lado tricolor, porém falhava em querer decidir sozinho. O atacante Dagoberto caia pelos lados e tentava executar jogada para a definição de Washington, mas sem sucesso.

O Santos conseguiu abrir o placar no pênalti sofrido pelo seu melhor jogador, Arouca. O volante entrou na área e foi seguro por Miranda, o árbitro marcou a penalidade e amarelou para o zagueiro Miranda. Neymar com “paradona” bateu em um canto e Rogério foi para o outro. O primeiro tempo acabou com a vitória santista e no lado tricolor o sentimento que não havia jogado nada.

A segunda etapa começou com um São Paulo mais ligado e assim como o Santos, buscava o resultado. O atacante Robinho entrou aos 13 minutos no lugar de André. Porém o “rei das pedaladas” não trouxe sorte ao peixe. Pois Marcelinho Paraíba, que não havia acertado nenhuma jogada, cruzou bola na área e Roger marcou o empate do tricolor paulista.

O camisa sete santista entrou bem. Procurou fazer tabelas com os companheiros e após um bela tabela com Neymar, chutou cruzado para a boa defesa de Rogério Ceni. O clássico dava sinais de que ficaria no empate, mas Robinho estava em campo e em um cruzamento da direita de Wesley. O atacante desviou de letra no primeiro pau e colocou números finais no placar da Arena Barueri.

O publico para a volta de Robinho foi pequeno, 14.519. O jogo poderia ter sido marcado para o Pacaembu, pois com isso a torcida santista teria mais espaço e provavelmente lotaria sua parte do estádio. E os adeptos tricolores também estariam em maior numero.

O Santos procurou mais o ataque e por isso mereceu o placar. O São Paulo esbarrou muito na individualidade de seus atletas, caso repita essa atuação na Libertadores, não sei não. Sobre Robinho que realmente fez um golaço, mesmo tendo feito apenas um jogo, seu “plano” para ir a Copa trará resultado. O nível do futebol brasileiro fará com que ele sobre em campo e que consequentemente esteja na Copa da África do Sul.


Abraço a todos.

Fotos: Ricardo Matsukawa/Terra e Globoesporte.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Curtinhas da Turquia

O Galatasaray é o vice-líder do campeonato turco atrás do Fenerbahçe. E na partida que eu acompanhei jogava contra o penúltimo colocado, o Denizlispor. O jogo foi realizado em Denizli, casa do time que briga para não cair. Partida que foi vencida pelo time da capital por 1 X 2.

Futebol Turco

O nível de futebol apresentado na partida que acompanhei foi muito baixo. O time da capital, Istambul foi muito mal, mesmo contando com jogadores selecionáveis. Levando-se em conta isso, creio que as exibições dos adversários sejam mais difíceis de serem assistidas. Mas vale ressaltar as boas condições do estádio, Denzili Atatürk Stadium, algo bastante positivo.


Giovanni Dos Santos

Lembram-se dele? É, o jovem que era tido pelo Barcelona como possível substituto de Ronaldinho joga hoje no Galatasaray. Nessa partida fez a sua estréia pelos leões (apelido do clube de Istambul). Entrou no segundo tempo e bem. Mas atuou mais centralizado e como atacante, mostrou habilidade e também que precisa perder uns quilinhos (lembrando que no Barça ele tinha fama de baladeiro). Quem sabe depois de passagens por Barcelona, Tottenham, Ipswich Town, ele não se firma na Turquia e torna-se uma realidade.

Os brasileiros de Dunga

Os dois jogadores de nosso país que começaram a partida como titular pelos Leões foram Elano e Jô. A dupla tem em comum já ter defendido a seleção na era Dunga. Mas encontra-se ai a diferença também, pois um deles já está no grupo da Copa, Elano e outro sabe que não tem a menor chance de ir, Jô.



Os Brazucas em campo

Além da dupla do Galatasaray, havia mais um brasileiro titular na partida. Douglas Daniel Braga, o Douglas segundo volante do Denizlispor. O jogador que chegou ao time de Denizli ano passado vindo do Rio Claro, mostrou ser um segundo volante que chega bem ao ataque. Jô perdeu dois gols claros e em um deles no rebote marcou seu gol (o segundo de seu time na partida). Elano atuou como segundo volante e acertou lançamentos e passes, nada mais. Não gosto da ideia desse jogador estar na Copa do Mundo, e principalmente dele ser escalado como segundo meia, o que de fato ele não.


Abraço a todos.


Foto: Jornal Fanatik

O Corinthians volta a vencer o Palmeiras

O Palmeiras entrava em campo bem desfalcado, Léo, Gabriel Silva e Diego Souza. O Corinthians estava “apenas” sem Ronaldo, os outros todos poderiam jogar. Os times iniciaram a partida com o posicionamento tático semelhante, o tradicional 4-4-2. A diferença estava no time de Parque São Jorge atuar com dois armadores, Tcheco pela direita e Danilo na esquerda, enquanto a equipe comandada por Muricy tinha C. Xavier centralizado com Pierre e M. Aráujo se revezando no apoio a ele.

Eis que o perseguido, Pablo Armero cometeu falta no lado direito da área. O meia Tcheco bateu e Jorge Henrique por trás de Edinho cabeceou para as redes de Marcos. O torcedor corintiano que ainda estava em festa pelo seu gol, viu Roberto Carlos ser expulso, após aplicar um carrinho em João Arthur.

Pronto! Com onze minutos o jogo mudou totalmente. O Verdão com um gol de desvantagem no placar, mas com a vantagem no numero de jogadores, alterou sua forma de jogar. Mudou o esquema com a saída de Gualberto e a entrada de Lovinho para o ataque – Três atacantes.
As mudanças foram feitas pelos dois times, Mano sem substituir ninguém fechou o lado esquerdo. Ralf, Danilo e Jorge Henrique se desdobravam e ocupavam o espaço deixado por Roberto Carlos. Porém o time de Muricy não tinha organização para subir ao ataque. Cleiton Xavier era o único armador e os atacantes não correspondiam as chances que foram criadas.

O Corinthians muito mais organizado se defendia bem e sempre que possível apostava nos contra-ataques. O clube do Palestra Itália, mesmo com os três homens e um jogador de vantagem, não conseguia a organização necessária para alcançar o gol. Quando chegava esbarrava na falta de competência do seu ataque, eu não acho que Lovinho e Robert possam jogar no Palmeiras. O outro nome do ataque alviverde, João Arthur ainda é muito jovem, e ao contrário de Daniel Lovinho, vejo potencial.

O verdão não conseguiu se impor, pois apostou muito nas bolas alçadas na área, porém não existia outra alternativa, pois pelo chão apenas C. Xavier tinha a qualidade para municiar os atacantes. Os laterais foram mal, Figueroa que foi um dos melhores no final do ano passado parece ter desaprendido a jogar.

O timão foi inteligente e soube manter o resultado. O alviverde esbarrou em suas limitações e a falta de mais opções no elenco. O ponto positivo do lado do perdedor foi ver mais uma boa participação de seu camisa dez, Cleiton Xavier. A partida de ontem prova que no Palmeiras contratar é preciso, muito diga-se de passagem.

O Corinthians agradeceu que os chutes de longa distância e os cruzamentos do rival não obtiveram êxito. A equipe de Parque São Jorge com a vitória quebra um jejum de vitórias sobre o maior rival que já durava mais de três anos e sete jogos(5D/2E).

Abraço a todos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um Fla X Flu daqueles

O Maracanã estava lotado (54.726), a maioria era rubro-negra, mas a festa foi linda nos dois lados. Flamengo e Fluminense vinham com 100% de aproveitamento na chave A da Taça Guanabara. O tricolor havia marcado onze gols assim como o time da Gávea, porém a diferença entre os dois estava na defesa. Os comandados de Cuca estavam invictos, já Bruno fora vazado por seis vezes nas mesmas quatro rodadas.

O Fluminense tinha certo favoritismo pelo retrospecto, mas quando momentos antes da partida foi confirmado que Fred não iria jogar, a figura do jogo foi mudada. O favoritismo tomava a direção da Gávea de Petkovic, Vágner Love e Adriano. O jovem Alan, cria do Londrina, seria o substituto do artilheiro Fred. Ele atuaria ao lado de Maicon, promessa de muita velocidade pelo ataque do time da laranjeiras.

A minha expectativa se refletiu em campo. Cada um por uma ponta infernizavam a defesa rubro-negra. Andrade escolheu não utilizar Willians desde o início do jogo, no seu lugar atuaria Fernando, que vem bem pelo Fla, contrariando meus prognósticos. No caso do clássico de hoje, acharia mais interessante a escalação de Willians, por ser rápido ele seria uma ótima alternativa na marcação do jovem e veloz ataque tricolor.

O Fluminense mostrou que com ou sem seu artilheiro daria trabalho. E com a velocidade que o tricolor abriu o placar. Em enfiada de bola de Diguinho, a defesa rubro-negra errou na linha de impedimento, Alan recebeu livre e abriu o placar. Nesse momento o Flamengo não conseguia chegar ao ataque, Pet estava muito marcado e não conseguia municiar a badalada dupla ofensiva, Love e Adriano. Antes dos 30 minutos de primeiro tempo, a torcida tricolor ensaiava gritos de “olé”.

O segundo gol era questão de tempo. E veio em mais uma jogada de Alan, o atacante sofreu pênalti de R. Angelim, não interpretei como o árbitro. O argentino Conca converteu o penal e aumentou a alegria de sua torcida. Porém seu companheiro Diguinho, tratou de igualar as coisas, cometendo um pênalti infantil em Juan. Adriano se posicionou para a cobrança e anotou seu gol de numero 200 na carreira.

O gol rubro-negro ocorreu por acaso, pois o time continuava não jogando bem. Cássio subiu ao ataque, chutou e conseguiu o escanteio, Conca cobrou, Kléberson e Álvaro não conseguiram afastar e o próprio Cássio fez o terceiro. O 3 X 1 para o Flu no primeiro tempo foi justo, mas talvez pudesse ter sido mais, o Fluminense dominou totalmente as ações nos primeiros 45 minutos.
Na segunda etapa o Flamengo voltou com Vinícius Pacheco no lugar de Pet e Fernando deu lugar à Willians. Com isso o jovem meia flutuaria no espaço entre meio-campo e ataque, enquanto Willians assumiria a posição de Kléberson, como segundo homem de armação do meio e o pentacampeão viria para a esquerda ser o segundo volante de marcação.

Porém as modificações não pararam por aí. A equipe hexacampeã brasileira voltou com uma mentalidade de vencer, ou quem sabe empatar a qualquer custo. E no outro lado, o voltar 100%, pois não estava nada ganho, ficou só no discurso. O rubro-negro logo diminui, em uma cobrança de escanteio, Adriano brigou com três adversários e após a confusão a bola sobrou para Vágner Love que marcou. O empate veio logo com uma boa jogada de Vinícius pela direita, ele cruzou, Gum cortou mal e bola sobrou para Kléberson que de primeira igualou o marcador.

O Flamengo cresceu e o Fluminense sentiu os gols. Quando a vitória parecia estar ao alcance rubro-negro, o importantíssimo, Álvaro foi expulso. Jogando com um a mais o tricolor passou a dominar a partida e o rubro-negro se fechou atrás, posicionando-se apenas com Adriano na frente, Love passou a ajudar na marcação pela direita. O time das Laranjeiras ficava com a bola, porém não conseguia furar o bloqueio do adversário.

Os contra-ataques eram o caminho para a vitória do clube da Gávea. E o quarto gol veio com uma jogada de Vágner Love, que caindo encontrou V. Pacheco na entrada da área e esse rolou para o Imperador marcar o gol da virada. E para matar a partida Adriano recebeu (em posição legal) um lançamento de Willians e com calma tocou no canto do goleiro Rafael.
A vitória do Flamengo mostrou como o ataque rubro-negro está forte para essa temporada e que Fred fez falta ao Fluminense, mas não acredito que mudaria o placar final da partida de hoje. Willians provou que é importante tanto defesa quanto no ataque. Pet que já vinha caindo de produção no final do ano passado, também não esteve bem hoje e foi muito bem substituído por Vinícius Pacheco, jogador que vejo bom futebol já faz um tempo.

A derrota do Fluminense hoje foi mais dolorida para o tricolor do que os 6 X 0 que o Vasco aplicou no Botafogo. O que acontece é que hoje o time de Cuca tinha certeza que alcançaria a vitória sobre o Flamengo, já no ultimo clássico carioca o Botafogo em momento algum pensou que venceria a partida, pois aos 33 minutos já havia sofrido três gols.

Hoje tivemos duas partidas de 45 minutos uma que o Fluminense foi melhor e o outra que o Flamengo, em quase sua totalidade com dez jogadores, jogou muito mais que os adversários e alcançou a vitória que ao final do primeiro tempo parecia ser inalcançável.

Abraço a todos


Foto: Maurício Val/Vipcomm/Divulgação