quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Altitude 1, Cruzeiro 1

O Cruzeiro soube jogar inteligentemente em Potosí a 4.100 metros. Logo de início tivemos a impressão de que o maior adversário do time celeste seria a altitude e não o Real Potosí. Para vencer o Cruzeiro entrou com um meio-campo bem compacto com isso evitaria correria demasiada. No ataque tanto Kleber quanto W. Paulista se movimentavam muito.

O primeiro gol saiu em uma jogada que o gladiador apareceu quase na linha média e enfiou a bola para Diego Renan, o jovem lateral-esquerdo rolou para o meio da área e Wellington Paulista marcou. O Cruzeiro continuou dominando a partida. O modo que o jogo estava se desenvolvendo dava sinais que a raposa não teria nenhuma dificuldade para vencer.

Mas o Cruzeiro conseguiu complicar para ele mesmo. Gilberto em um lance na lateral esquerda se irritou com o adversário e acertou um soco na cabeça do jogador do Potosí, isso tudo ocorreu na frente do bandeira que avisou o juiz e o camisa dez cruzeirense foi corretamente expulso. O meia pediu desculpas pela atitude tomada, mas a diretoria confirmou que ele será multado. Com isso a história do jogo poderia ter mudado, mas o time boliviano esbarrava em suas limitações técnicas. O time da casa só assustou Fábio em uma cabeçada de Rodríguez que acertou o travessão.

No segundo tempo o Real Potosí partiu mais para cima do Cruzeiro. O time alvi-celeste recuou inteligentemente, a troca de W. Paulista por Jonathan ajudou na recomposição da meia cancha cruzeirense. Kleber ficou jogando isolado na frente e o melhor lateral-direito do Brasileirão 2009 puxava os raros contra-ataques.

O Potosí mesmo jogando em cima não conseguia chegar ao gol, pois o time é muito fraco. Além disso o meio do Cruzeiro estava muito bem postado e quando a bola chegava ao gol, o goleiro Fábio defendia. O cansaço pegou o clube brasileiro e Kleber saiu para a entrada de Thiago Ribeiro e Pedro Ken deu lugar para Fabinho.

A vontade da equipe da casa só foi resultar em gol no final da partida. Em jogada pela ponta direita de Eguinho, Correa recebeu dentro da área e marcou o tento de empate para o time da Bolívia.

Mesmo com o empate saindo no final, o Cruzeiro deve levar em conta que o resultado foi muito bom. Levar a decisão para o Mineirão é uma quase certeza de vitória. Não vi nenhuma qualidade no time boliviano, creio que aqui em Minas será difícil para o Real Potosí segurar o rival brasileiro, pois seu melhor jogador ficará em Potosí, a altitude.

 O Cruzeiro jogou de forma bem compacta para suprir a expulsão de Gilberto aos 23 minutos do primeiro tempo.

Abraço a todos

O ataque vai bem, mas a defesa...

O Flamengo entrou em campo nessa quarta rodada do Cariocão com a primeira possibilidade de assumir a ponta de seu grupo. O adversário, Americano de Campos, não tinha conquistado nenhum ponto no campeonato. O grande atrativo seria que o Flamengo jogaria com um time muito próximo do que é considerado o ideal (faltariam apenas as entradas dos lesionados, Maldonado e Willians).

A expectativa para ver a equipe não se refletiu nas arquibancadas, estavam bem vazias. Em campo o Americano iniciou com muita posse de bola, mas sem criar boas oportunidades. Os rubro-negros esbarravam na forte marcação do time de Campos. A equipe da cidade petrolífera sempre que perdia a bola, posicionava todos seus jogadores atrás da linha média. O Flamengo furou o bloqueio algumas vezes, porém pecava no ultimo passe.

O gol saiu em um cruzamento de Kléberson (esteve mal na partida) pela direita, no qual a bola encontraria a cabeça de Adriano, mas o imperador foi derrubado , pênalti. O camisa 10 rubro-negro bateu e abriu o placar. O Americano partiu com intenção de marcar seu gol e igualar o marcador. A falta de qualidade do time de Campos impedia que as jogadas obtivessem êxito. O Fla chegou ao segundo em um escanteio batido por Pet, desviado por Álvaro e que sobrou no pé do volante Fernando que dominou, ajeitou e marcou o segundo tento do clube da Gávea.

No início de segundo período, o Americano veio com uma postura diferente e procurando mais o gol. E a expulsão de Léo Moura ajudou nesse ímpeto do time de Campos. O detalhe do cartão vermelho do lateral rubro-negro foi que ele tomou a punição em jogada que sofreu a falta, recebeu amarelo pela falta e reclamação, mas continuando falando e foi expulso. Tudo certo, menos por um detalhe, ele que recebeu a falta.

A vantagem de ter um jogador a mais fez com que o Americano fosse mais para cima do Flamengo. E com uma jogada pela ponta direita, Fernando (vem jogando bem) cometeu pênalti que Diego Sales converteu. O jogo tinha tudo para se complicar para o clube da Gávea. Mas a dupla de ataque, Adriano e Vágner Love simplificou. No recomeço de jogo que ficou a cargo da dupla, o Fla ampliou. A jogada veio com a troca de bola entre os dois atacantes que deixaram seis adversários para trás até a bola chegar ao artilheiro do amor que não desperdiçou.

No final da partida o Americano chegou a mais um gol. Em jogada pela direita, Patrick bateu cruzado sem muita força, mas a bola passou na frente de Bruno e sobrou para Itacaré que aproveitou a oportunidade e fez o segundo de seu clube.

Andrade que já estava reclamando da quantidade de gols sofridos pelo clube não deve ter gostado da atuação de sua defesa. O setor defensivo que ainda não está completo, pois seus dois principais volantes, Willians e Maldonado estão lesionados está preocupando. Se o Flamengo quiser chegar ao título da Copa Libertadores terá que estruturar melhor a defesa e torcer para que os dois volantes voltem a ação logo.

Abraço a todos.

Os Jovens no comando

Dorival Junior afirmou que o Santos colocaria seus jovens com papel de protagonistas em seu clube. Paulo Henrique e Neymar vêm colocando Santos na briga pelo título. Sei que ainda é cedo para fazermos uma análise, mas gosto de ver o peixe em ação e principalmente seus precoces craques.

Ontem mais uma vez o futebol santista foi ofensivo. A goleada começou com uma jogada fantástica de Léo pela esquerda. O lateral-esquerdo driblou três adversários, chutou a bola na trave e ela sobrou para André dentro da pequena área empurrou para as redes.

O Santos seguiu criando chances, o Barueri parecia e estava envolvido pela velocidade, troca de passes e habilidade dos atletas santistas. Mas no primeiro tempo o placar ficou mesmo em 1 X 0 para o time da baixada santista. Temos que ressaltar que esse time do Barueri não tem nada haver com aquele que se manteve com tranquilidade na primeira divisão do Brasileirão ano passado. A maioria dos jogadores deixou a equipe e o time trocou de cidade agora é de Presidente Prudente, é provável que tenha dificuldade para se manter na série A nesse ano.

No segundo tempo que a vitória se tornou goleada. O Santos voltou ainda melhor do que estava na primeira etapa. E tratou de ampliar o placar em uma ótima jogada. Neymar deu uma passe muito Inteligente para Marquinhos (que fazia sua primeira partida pelo time da Vila) e este rolou para entrada da área e Wesley chegou batendo e marcou o gol.
Neymar seguia fazendo ótima partida, talvez sua melhor partida como profissional, o atacante jogou aberto pela esquerda e por ali que ele fez a jogada para o terceiro gol. A jovem promessa invadiu a área e rolou para trás e Zé Eduardo que havia acabado de entrar para ele marcar seu primeiro gol pelo peixe.

O jovem camisa sete da equipe da Vila Belmiro continuou incomodando a defesa do Barueri. Em uma de suas jogadas Neymar deixou o zagueiro Diego estirado no chão e marcar um golaço. Ainda houve tempo para o destaque da noite marcar mais um. Em mias uma jogada pela esquerda a bola chegou a outro jovem dentro da área, Braitner sofreu pênalti e Neymar se posicionou para a cobrança e fez seu segundo tento na partida.

Falta muita coisa para a definição do Campeonato Paulista, mas estou gostando do peixe. Estou vendo que o time está com a cara dos garotos, muita habilidade e velocidade. Com o desembarque de Robinho na Vila Belmiro, o Santos cresce em qualidade, portanto acho que o time da baixada santista que antes era colocado por muitos como carta fora do baralho, pode entrar no jogo tanto no Campeonato Paulista quanto na Copa do Brasil.

Abraço a todos

domingo, 24 de janeiro de 2010

Começou com amor




/
A estreia do artilheiro do amor teve um público pequeno nos estádio, Engenhão. O adversário não empolgava a ninguém, havia tomado seis gols em dois jogos e perdido as suas duas partidas. Portanto as atenções estariam voltadas para os rubro-negros e principalmente para sua dupla de ataque, Adriano e Vágner Love. O Flamengo ainda teria a volta de Léo Moura e de seu miolo de zaga titular, Álvaro e R. Angelim.
O jogo começou com um Flamengo procurando mais o gol. E aos 18 minutos o que a torcida esperava aconteceu. O volante Fernando interceptou a bola, driblou um marcador e chutou forte, o goleiro, Marcos Leandro soltou a pelota nos pés de Love que marcou. Na comemoração era clara a alegria do artilheiro do amor em fazer seu primeiro gol pelo rubro-negro.
Na primeira etapa o rubro-negro seguiu dominando o jogo. Adriano acertou duas vezes o travessão do Bangu. Na primeira vez perdeu em chance clara e na segunda de perna direita tentou jogar por cima do goleiro. Porém mais uma vez quem balançou as redes foi Love. Na jogada, Adriano desviou de cabeça para o companheiro de ataque que limpou o goleiro e ampliou a partida.
A arbitragem mais uma vez apareceu negativamente. O árbitro marcou um pênalti de Vinícius Pacheco, porém a jogada foi disputada corpo-a-corpo. Houve ainda uma penalidade para o Flamengo, que não marcou e alguns cartões que não precisavam ser distribuídos, mas foram.
O destaque negativo do Fla foi mais uma vez a péssima atuação de Kléberson que claramente será reserva quando todos os jogadores estiverem em condição de jogo. Por outro lado o meia Vinicius Pacheco vem tendo ótimas participações. O começo de Love também foi animador, não desistiu de nenhuma bola, teve faro de artilheiro e ainda ajudou na marcação. O rubro-negro completo deve ser muito forte nesse ano e terá uma bela dupla ofensiva.

Abraço a todos.
Foto: Globoesporte.com

sábado, 23 de janeiro de 2010

Menos um na disputa

Filipe Luís lateral-esquerdo do La coruña e que vinha fazendo parte da seleção brasileira do técnico Dunga, dá adeus a chance de disputar a Copa do Mundo.

Em jogo disputado hoje o lateral brasileiro de 24 anos marcou o primeiro gol de seu time de cabeça. Porém após a finalização da jogada, caiu e o goleiro adversário despencou sobre sua perna direita e ocasionou uma fratura em seu tornozelo direito.

Hoje Filipe não seria um dos convocados de Dunga. Porém todos nós sabemos que a disputa pelas vagas da ala-esquerda está bem aberta. Portanto se mantivesse o bom futebol poderia aparecer na lista dos 23 que irão à África do Sul defender o Brasil.

Força na recuperação, as imagens são fortes:




Abraço a todos e força Filipe!

Internazionale X Milan - O derby do Scudetto

O derby della madonina será disputado no Guiseppe Meazza e tem mando dos nerazzuri. O jogo vem sendo como o derby do scudetto, pois será o duelo entre líder e vice-líder da Série A. Com o detalhe se os rossoneros vencerem ficam a três pontos da liderança e com uma partida a menos (Contra a Fiorentina fora de casa e a ser disputada em 24/02).

Os desfalques estão nos dois lados. O Milan deve jogar sem Nesta, zagueiro que voltou a jogar bem e encaixou a defesa juntamente com Thiago Silva. No lado interista Eto’o, defendendo Camarões na Copa de Nações Africanas e Stankovic com um problema físico na estarão em campo.

O duelo é muito esperado pelos milanistas que querem uma vitória para apagar os 4 X 0 sofridos no primeiros turno. A Inter deu um show no jogo e passou com muita tranquilidade pelo rival. Agora a história é outra o time rossonero vive uma melhor fase no campeonato.

O Milan está jogando solto e mostrando um futebol bonito. Beckham e Ronaldinho encaixaram no esquema de 4-3-3 de Leonardo. Borriello também vem fazendo gols e voltou a sonhar com uma convocação para a Azzurra. Os rossoneros deverão apostar seu jogo em Ronaldinho Gaúcho que vem em ótima fase, se ele jogar como jogou nas ultimas partidas as chances de vitória de seu time aumentam muito.

A inter em suas duas ultimas partidas alterou bons e maus momentos. A virada nos acréscimos para cima do Siena e o empate fora de casa com o Bari. A ausência de Cambiasso é um fator que atrapalha muito, pois o volante argentino é o principal homem de marcação dos nerazzurri e ainda sai bem com a bola. Não existe hoje, um volante para substituí-lo na Inter. A sua volta e Sneijder jogando ajudam a dar equilíbrio ao meio campo da equipe e se Milito mantiver a boa fase, será difícil que os atuais tetracampeões não consigam alcançar a vitória que pode ser fundamental ao pentacampeonato.

É difícil apostar em um dos times, mas hoje e contando que Nesta não jogue e que Cambiasso e Sneijder estejam em Campo pelos nerazzurri, falaria que quem ganha é a Internazionale, mas não acharia absurdo acontecer um empate.

Os ingressos foram esgotados em apenas três dias. Lá a coisa é diferente, pois dos 80.074 mil lugares do estádio, 40 mil já são dos interistas que compraram o carnê para assistir a toda a temporada. Essa ideia alguns clubes brasileiros já estão adotando.

Bom jogo a todos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A neve no Emirates

O Arsenal assumiu ontem a liderança da Premier League com o mesmo numero de pontos do Chelsea, mas com um jogo a mais.

A vitória dessa quarta-feira veio com uma virada. Após estar perdendo por dois a zero os Gunners conseguiram uma reviravolta no placar vencendo por 4 X 2.

O jogo havia sido adiado por conta da neve. O Emirates Stadium esteve coberto de neve. E o site oficial do clube divulgou algumas fotos do estádio sob a neve. São imagens espetaculares.



Uma segunda impressão

O Flamengo enfrentou o Volta Redonda pela segunda rodada do Campeonato Carioca na cidade do aço. O rubro-negro entraria em campo ainda sem a dupla de ataque – Adriano e Vágner Love. Ocupando o posto das estrelas estariam Obina (pela última vez, já que foi vendido ao galo após a partida) e a eterna promessa Bruno Mezenga. A grande novidade do clube da Gávea foi a presença de Petkovic no banco.

O jogo começou bem equilibrado e o Volta Redonda assustava com o alto centroavante Tássio. Mas quem abriu o placar foi o Flamengo com Bruno Mezenga de cabeça, no lance do gol Obina puxou um zagueiro do Voltaço, porém a infração foi ignorada pelo árbitro. Luís Antônio Silva Santos foi bem rigoroso e expulsou Andrade por uma reclamação.

No final do primeiro período, Vinícius Pacheco deu um bom drible em Paulinho pela direita e rolou para dentro da área, Mezenga no segundo poste só empurrou para as redes. A parada estava resolvida para o Fla já no primeiro tempo.
Na etapa final o Voltaço voltou diferente e o Flamengo com o sentimento de dever cumprido, desacelerou. Em um bola chutada pela direita e desviada no calcanhar de Everton Silva, Tássio com instinto artilheiro colocou a cabeça na bola e diminuiu a diferença.

O Volta Redonda teve dois jogadores expulsos e com isso facilitou a vitória rubro-negra na partida. Com a entrada de Pet e com a superioridade numérica, o Flamengo teve facilidade para aumentar. Vinicius Pacheco rolou para o sérvio que driblou um adversário e colocou no canto do goleiro.

O Flamengo em momento algum sentiu a sua vitória ameaçada. Fierro mesmo jogando como lateral-direito foi muito bem e Petkovic sobrou no tempo que esteve em campo. Para segundo jogo o resultado foi bom, agora é esperar a estreia de todos os atletas. A boa noticia é que Love já poderá atuar frente ao Bangu no sábado.

Abraço a todos

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A troca do dia

Rodrigo Souto se despede do peixe e vai para o tricolor paulista e de lá vem Arouca. Ambos atuam como segundo volante e também começaram em um clube carioca. Mas as semelhanças param por ai.

Souto terminou o Brasileirão como titular no time da baixada santista e uma das principais referências na equipe já Arouca desde que chegou do Fluminense nunca se firmou no time do São Paulo. Pelo passado dos dois atletas e pelo futebol que já apresentaram não vejo nenhum dos dois times levando a melhor.

Mas temos que levar em conta que o Santos se desfez de R. Souto por questões financeiras, o atleta tinha seu salário estipulado em 220 mil reais. A reestruturação das contas do clube impediu que ele ficasse. Por outro lado, depois de mostrar interesse pelo atleta o São Paulo ofereceu Arouca para o peixe significando que Ricardo Gomes não tinha intenção de utilizá-lo durante a atual temporada, ou seja, perde um jogador que não ia usar e ganha um que interessa.

Essa é uma troca que vejo ser positiva para os dois lados, para o Santos por liberar sua folha de pagamento e ainda receber um jogador de boa qualidade, mas que não se adaptou ao clube do Morumbi e para o São Paulo que recebe um jogador de muita qualidade técnica, bom poder de marcação e que agrada seu técnico.

Não podemos esquecer que o contrato de Souto acaba no final desse ano, portanto estaria liberado para assinar um pré-contrato a partir do meio do ano e com o término de seu contrato sairia de graça do peixe.

Abraço a todos

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um Botafogo guerreiro

O time da estrela solitária começou o Campeonato Carioca de 2010 com um time bem diferente do que terminou o Brasileirão brigando para não cair. As boas novidades, Herrera e Marcelo Cordeiro estrearam bem. O meia-armador Lúcio Flávio também mostrou que o Botafogo e foi o maestro da vitória alvinegra.

O time de General Severiano foi corajoso e buscou a vitória desde o início da partida em Campos. Herrera sem desistir em nenhum momento conquistou a torcida em poucos minutos. O argentino abriu o placar de cabeça após cruzamento do maestro Lúcio Flávio. Porém o Macaé não se acanhou e logo empatou em uma cobrança de escanteio, André fez o gol se antecipando a zaga que não percebeu seu deslocamento.

O centroavante Fernandão, que foi embora do Flamengo sem deixar saudade girou sobre a zaga e marcou o gol da virada do Macaé. A dupla Herrera/Lúcio Flávio não deixou o Botafogo ficar perdendo por muito tempo. O argentino sofreu falta que o camisa 10 bateu muito bem e igualou mais uma vez a partida. A virada veio com uma confusão na área e a bola sobrou para quem tinha que estar com ela, Lúcio Flávio que com muita calma rolou para trás e o lateral-esquerdo, Marcelo Cordeiro colocou para a rede e de números finais à partida.

O Botafogo não mostrou muita tática e ainda tem reforços que não estrearam. Mas para o começo de temporada, que sempre é muito difícil, foi bom ver um time aguerrido em campo. Os destaques foram o argentino Herrera que mostrou a mesma raça que sempre apresentou não importando a camisa que está vestindo. Lúcio Flávio foi o líder do Fogão na partida, e deixou claro que o alvinegro é a sua casa. O autor do gol da virada, Marcelo Cordeiro voltou a ser aquele lateral ofensivo dos tempos de Vitória. O Botafogo é mais um time que exigirá tempo para fazermos uma análise mais profunda, mas a vontade de vencer a todo custo já é um bom começo.

Abraço a todos

domingo, 17 de janeiro de 2010

A estréia do Vasco da Gama

O Vasco da Gama estriou nesse sábado em São Januário frente ao Tigres do Brasil. A torcida lotou a casa e deu espetáculo para recepcionar os novos jogadores da equipe. Dodô com a camisa 10 e Léo Gago como volante, eram os atletas que mais chamavam a atenção dos adeptos.

No primeiro tempo o Tigres começou melhor, o destaque era o ala-direito Oziel que sempre aparecia e bem no ataque. O Vasco ainda teve o atacante Rodrigo Pimpão expulso ao 33 minutos, mas isso não abalou o time da casa e com Fágner de falta abriu o Placar, no gol vale destacar a falha do goleiro que saiu mal e quando viu a bola havia o encoberto. O jogo voltou a ter numero de jogadores iguais ao final do primeiro tempo quando Celico foi expulso após entrada dura no estreante Jumar.

No segundo tempo o jogo começou equilibrado, porém o equilíbrio não durou muito pois após muita correria o time da baixada fluminense cansou e não conseguiu manter o ritmo da primeira etapa. O destaque da parte final da partida foi a entrada de Philippe Coutinho de apenas dezessete anos e já vendido para a Internazionale, o meia-atacante entrou no lugar de Carlos Alberto e empolgou a torcida vascaína com boas jogadas.

O Vasco terá dificuldade para entrosar o time, são diversas contratações para aprenderem a jogar juntos. Porém o time mostrou que pode ser muito forte e com todas as contratações o clube deve crescer. A torcida que chegou a vaiar em alguns momentos do primeiro tempo deve estar ciente que ela será imprescindível para que o Vasco possa chegar ao título carioca de 2010 e evitar o tetra do rival, Flamengo.

Abraço a todos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Império do amor

A nova dupla de ataque do Flamengo está formada. Nessa sexta-feira o atacante Vágner Love foi apresentado para um público de mais ou menos 100 pessoas no salão nobre da Gávea. O contrato assinado com o rubro-negro expira no dia 10 de julho. A presidente Patrícia Amorim afirmou “a única exigência que fiz hoje, é que viesse com a trançinha vermelha e preta. Já pode assinar o contrato.”

O jogador para ser liberado pelo Palmeiras teve de abrir mão de cerca de 50% das luvas, salário de dezembro e o 13°. Essa foi a compensação exigida pela diretoria alviverde. Além de aliviar a folha de pagamento do clube, pois o salário estipulado em 350 mil reais era o mais alto do elenco. A sua chegada ao clube gerou ciúmes em alguns jogadores do elenco. A saída, fora de campo foi positiva, mas no quesito futebol, o arrependimento pode bater.

O artilheiro do amor encontrará amigos pessoais no Flamengo, Léo Moura e Adriano deverão tratar de recepcioná-lo bem na Gávea. Com apoio dos mais experientes ele deve ficar livre dos ciúmes de companheiros. A torcida palmeirense chegou a agredir o jogador em São Paulo, no rio a torcida flamenguista deve começar apoiando o atleta.

Vágner Love não quer desperdiçar a chance de marcar esses seis messes em seu clube de coração. Andrade já afirma que nenhuma defesa poderá dormir tranqüila, pois ele acredita muito no entrosamento de Adriano e Vágner, que formarão o “Império do Amor”.

Eu já disse que acredito no futebol de Vágner Love. Falo isso, pois creio que o atleta não teve o tempo para se readaptar ao calor, lembrando que ele estava atuando na gelada Rússia. Ainda tem o fato de o futebol russo ser diferente do brasileiro. O Palmeiras não pôde proporcionar esse tempo à ele, pelo fato da pressão ter sido aumentada por maus resultados e perda da liderança no Brasileirão de 2009.

A preocupação da torcida rubro-negra é em relação a duração da dupla Adriano e Love, pois por parar na Copa do Mundo, a final da Copa Libertadores só ocorrerá dia 18 de agosto, data em que os contratos da dupla já terão expirados. Cabe a torcida flamenguista confiar na palavra de Adriano que diz não precisar de dinheiro para ser feliz e na boa relação entre o clube carioca e o CSKA. As duas situações são complicadas, mas com o tempo como aliado a diretoria Flamenguista poderá ter Adriano de contrato renovado e Vágner Love de empréstimo estendido. Pelo menos esse é o desejo da nação rubro-negra.

O vídeo da apresentação de Vágner Love:



Abraço a todos.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado - Vasco da Gama

O Vasco à série A após o título da segunda divisão do Brasileirão em 2009, conquista essa que os vascaínos não querem repetir. A temporada de 2010 começará com o cruzmaltimo se reformulando, pois algumas peças fundamentais a conquista do acesso foram embora do time da colina.

A reformulação se deve a quase um time todo que se mandou de São Januário. Adriano (Internacional), Alex Teixeira (Shakthar Donetsk), Aloísio (Bunyodkor), Amaral (Sem clube), Elton, o meia (Olympiacos), Élton, o artilheiro da série B (Shakthar Donetsk), Milton Benítez (Sem clube), Paulo Sérgio (Portuguesa), Rafael Morisco (Sem clube), Ramon (Internacional), Titi (Internacional) e Vilson (Madureira).

Foram doze atletas que saíram do clube. Dentre eles devemos voltar nossos olhos para Alex Teixeira, a revelação, Élton, o artilheiro e Ramon que foi um dos melhores laterais do Brasil na temporada passada. Os outros não deverão fazer falta ao clube, até Aloísio que veio com status de matador, pois em campo ele não foi o que a torcida vascaína esperava.

As aquisições também foram feitas por atacado e entre eles nomes com boa qualidade. Os 11 nomes são; os laterais Márcio Careca e Élder Granja, os zagueiros Gustavo e Thiago Martinelli, os volantes Jumar, Léo Gago e Rafael Carioca, os atacantes Dodô, Geovane Maranhão, Rafael Coelho e Caíque (que joga como meia também).

Peder o artilheiro, a revelação e o lateral que se destacou muito é um golpe forte, mas para essas posições existem outras opções válidas no plantel. Dodô e Rafael Coelho chegaram e são bons jogadores para a frente. Na lateral-esquerda Márcio Careca vem de um bom Campeonato Brasileiro pelo Barueri, mas não é um nome que me inspire muita confiança, posição que o Vasco terá mais dificuldade de repor. O papel de revelação deverá ser de Philipe Coutinho que quando completar 18 anos seguirá o caminho para Milão jogar na Internazionale.

O vasco promete ter um meio-campo muito forte, atuando com Souza de primeiro volante, Rafael Carioca e Léo Gago como volantes mais soltos e Carlos Alberto com meia-atacante. Apostar em Rafael Carioca sinto que foi o golaço da diretoria para a temporada, o jogador tem bom poder de marcação e sabe sair com a bola, será fundamental nesse novo Vasco da Gama.

O ataque dependerá muito do que Dodô poderá fazer após o afastamento por doping, gosto muito do jogador e creio que contribuirá com gols para os bons resultados do seu novo clube. Rafael Coelho também tem que mostrar que pode jogar e bem em um dos gigantes do futebol brasileiro na série A.

No ano de sua volta o Vasco dificilmente pensará em títulos, mas formou um time que não deverá sofrer durante o ano. O projeto Juninho Pernambucano pode ser um grande diferencial, pois se ele vier no meio do ano a coisa muda de figura para o clube da colina. Com o homem de setes títulos seguidos na França o Vasco poderá sonhar com dias mais monumentais.

Abraço a torcida vascaína.

Simplificando o mercado – São Paulo

O torcedor são-paulino acostumado a ganhar sempre um grande título não gostou dos resultados obtidos ano passado. A eliminação nas quartas-de-final da Libertadores e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro seriam para a maioria das equipes uma conquista, mas não para o tricolor paulista. Sempre lembrando que no Brasileirão a equipe chegou a ficar longas rodadas lá embaixo e com Ricardo Gomes subiu de produção.

A Libertadores é mais uma vez a prioridade, a torcida tricolor já se acostumou com a competição e tem muita simpatia para com ela. A diretoria sabe disso e mantém a aposta no elenco, pois o São Paulo disputará o Paulistão e a Libertadores no primeiro semestre de 2009. E Ricardo Gomes deve usar quase um time em cada competição.

Para colocar em prática o plano de seu treinador a diretoria foi às compras. Um pacote veio direto de Barueri. Os zagueiros André Luis e Xandão e o meia-atacante Fernandinho. O primeiro nome para a defesa é no mínimo duvidoso, pois ultimamente André se destacou mais por confusões do que pelo futebol. O jovem Xandão é uma aposta, depois de ter feito um bom campeonato pelo seu clube. Fernandinho é o nome mais interessante, pois foi a revelação do primeiro turno ano passado, no segundo semestre teve alguns problemas e pouco jogou, mas vem como uma boa opção sendo o ultimo homem do meio ou como atacante vindo de trás.

Do sul vêm dois paraibanos canhotos. Marcelinho vem para ser o principal jogador no meio-campo, o destaque do coxa em 2009 mostrará que a idade não o atrapalha. Marcelinho mesmo não sendo um menino, apresenta uma ótima finalização e uma visão de jogo que inveja qualquer um. Carlinhos vem para atuar como um segundo meia e mostrar os potentes chutes de fora da área.

Para completar vem Léo Lima que sempre achei um bom jogador e com muita habilidade. Léo surgiu no Vasco atuando como meia-atacante, mas após passagem pelo Palmeiras de Luxemburgo foi adaptado para a posição de segundo volante onde foi bem com seus bons chutes e passes aumentou o destaque no Goiás de onde chega agora. O atacante Roger que vem do Vitória e o lateral-direito Wágner Diniz que estava no Santos voltam de seus empréstimos tentando provar seu valor.

O técnico são-paulino já sinaliza que o esquema 3-5-2 pode ser uma alternativa apenas. A formação tática que consagrou o clube do Morumbi nos últimos anos será deixada de lado para que um 4-4-2 com o meio-campo em losango seja colocado em prática. Atuando em losango, Marcelinho Paraíba, a principal contratação atuaria como armador e teria liberdade para encostar no ataque. Atuando como último homem do meio, o Paraíba de cabelos descoloridos já afirmou render mais, seu rendimento será o termômetro do time.

Abraço a toda nação tricolor.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Santos

O Santos começou o ano com um inesperado vice no Campeonato Paulista. Nessa campanha contou com alguns refugos – Bolaños, Lúcio Flávio e Roni. Os três chegaram com status de titular, mas mal participaram dos jogos pelo peixe. Na Copa do Brasil e Brasileirão só houve decepção. Até Luxemburgo foi “ressuscitado” e também não deu resultado, com isso o treinador se mandou para a Cidade do Galo.

A troca da presidência do clube após longos anos sob o comando de Marcelo Teixeira o clube terá um início de ano tímido segundo o próprio Luiz Álvaro, o novo comandante santista. O tímido é por culpa de algumas dívidas que não estavam previstas terem sido descobertas. O dinheiro anda curto na baixada santista.

O novo presidente também está estruturando um fundo de investimento. O dinheiro não entraria imediatamente, pois as negociações demoram, mas ele deve estar viabilizado até o meio do ano. Com esse aporte financeiro a presidência promete a contratação de jogadores mais famosos e com qualidade já comprovada.

O tempo é de vacas magras no alvinegro praiano, a falta de dinheiro o deixou sem muito poder para competir com os rivais no campo das contratações. Mas não foram muitos os jogadores que deixaram o peixe. O volante Émerson que pouco produziu, o meia Róbson que foi para o Avaí e Kléber Perreira, esse sim faz falta, pois Dorival Junior disse que gostaria muito de contar com esse camisa 9, camisa essa que continua sem dono. Fabão por custar muito caro teve seu contrato encerrado e Wágner Diniz que voltará ao São Paulo.

A vinda de Dorival Junior para comandar o time após o sucesso a frente do Vasco na série B é uma ótima para o estilo de time que o alvinegro terá. O time formado por guerreiros em detrimento de grandes estrelas. Para se ter ideia a grande contratação foi Marquinhos, o camisa 10 do Avaí que deverá vestir a mesma camisa no peixe. O meia teve um bom ano comandando o leão da ressacada e será fundamental para que o Santos alcance seus objetivos.

Um batalhão de zagueiros foi contratado. O destaque entre eles é Durval do Sport que quase parou no Benfica. Bruno Aguiar vem do Guarani, Bruno Rodrigo que era um sonho antigo do peixe vem da portuguesa e ainda Luciano Castan irmão de Leandro Castan que está no Corinthians. Sem esquecer que Edú Dracena chegou ano passado, mas só poderá atuar a partir desse ano poderá jogar e é um grande nome para a defesa. Maranhão é outro que chega para a linha defensiva, o lateral-direito estava no Guarani.

O ataque preocupa, pois seu principal jogador da posição – Kléber Perreira não estará no elenco em 2010. O KP9 disse que sairia caso Teixeira não ganhasse a eleição e está cumprindo o prometido. O grande nome para ser centroavante santista ainda não veio. Para a posição só um jogador chegou e ele é Zé Love que veio do ABC de Natal.

Para o meio-campo além de Marquinhos que vem como maior contratação da temporada dois nomes chegam. É ele Wesley que fez um campeonato regular pelo Atlético-PR e vem como uma opção de velocidade pelos lados. E Giovanni, é ele mesmo o craque do peixe em 1995 no vice-campeonato do Brasileirão. O craque será apresentado amanhã e para mim é grande dúvida da temporada santista em 2010. Mas temo que a torcida espere que o “Messias” seja aquele de 1995 e não o que não foi bem no Mogi Mirim ano passado jogando o Paulistão.

Dorival sinaliza que mesclará os guerreiros com as suas duas jóias – Paulo Henrique e Neymar. Ele deseja que os jovens tenham a liberdade para serem dois nomes importantes no ano de 2010 pelo peixe. Em 2010 o Santos apostará em dois bons jovens, o que pode dar certo, mas para que obtenha sucesso os outros jogadores terão que dar uma boa sustentação ao futebol dos meninos e um camisa 9 é imprescindível.

Abraço a toda a galera do peixão!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado - Palmeiras

O Palmeiras vinha em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2009 com uma boa vantagem frente aos adversários, manteve os principais jogadores e ainda trouxe a “cereja do bolo”, Vágner Love, o homem gol. Mas o homem gol não decidiu os jogos e o craque do Brasileirão, Diego Souza sumiu depois de jogar a partida contra a Bolívia pela seleção.

E o resultado de tudo isso? A vaga na Copa do Brasil. A decepção pegou o grupo e a torcida. O atacante das tranças está sendo perseguido pela torcida e chegou a ser agredido no final do ano passado. Diego Souza acabou como craque do Brasileirão segundo a CBF, isso casou estranheza a todos, pois no momento decisivo o craque sucumbiu e não ajudou seu time a conquistar um título plenamente possível. O super técnico tricampeão brasileiro, Muricy Ramalho também não fez a torcida esquecer o interino Jorginho.

A nova temporada começou com uma bomba nas mãos da diretoria, Vágner Love. O atacante exigiu a liberação para o Flamengo alegando falta de segurança. A cúpula palmeirense primeiro tentou mandar o atacante e receber alguns jogadores em troca, porém o negócio não progrediu, pois o Flamengo gostaria de liberar nomes que não interessavam ao Palmeiras, não deu certo. Agora a saída de Love deve ocorrer em troca de uma divida que o Palmeiras tem com o jogador, porém para ir ao Flamengo o CSKA exige um valor. Portanto o verdão poderá ficar contrariado e o clube ainda terá que pagar o que deve ao jogador.

No elenco palmeirense existem quatro atacantes Robert, Vágner Love, Lenny e ainda Daniel Lovinho. Os dois primeiros nomes ainda têm situação indefinida, pois Robert está apenas emprestado pelo Monterrey do México que sinaliza com a renovação, porém ainda não foi assinada e Love quer sair.

Para ajudar o Palmeiras no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil chegaram o segundo volante Márcio Araujo (ex-Atlético-MG), o zagueiro Léo (ex-Grêmio) e o lateral-esquerdo Eduardo (ex-Guarani). A não vinda de um atacante preocupa, mas a diretoria faz uma nova investida em Kleber do Cruzeiro. O negócio com o clube de Minas será difícil de ser fechado. Outro nome para o ataque é Marcelo Moreno ex-Cruzeiro e atualmente do Weder Bremem da Alemanha, o boliviano é um bom atacante e se acertar será titular.

O volante Edinho também está bem próximo do Palestra Itália e poderá ser o reserva que Pierre não teve em 2009. Se as chegadas não foram muitas as perdas seguem o mesmo ritmo. Só saíram Marcão, muito mal ano passado, Jumar, volante reserva para o Vasco, Maurício, o zagueiro que brigou com Obina para o Grêmio, Ortigoza, o atacante ainda está sem destino certo e Willians, que surgiu como bom nome para o ataque, mas sumiu vai defender o Flu.

O Palmeiras manteve seus principais jogadores, mas suas contratações não empolgam. Porém se Kleber e Marcelo Moreno chegar o time se fortalecerá no ataque, onde tem problemas para o começo da temporada. E se Douglas ex-Corinthians conseguir vir da Arábia, o Palmeiras além de ter um bom time titular como ano passado tinha, terá um bom elenco, contando com bons reservas para seus principais jogadores.

Abraço aos palmeirenses.

Simplificando o mercado – Internacional

O Internacional queria títulos para celebrar seu centenário, mas em 2008 não se classificou para a Libertadores uma das metas para 2009. Comemorando 100 anos o colorado pouco fez, conquistou com extrema facilidade o Campeonato Gaúcho, o vice da Copa do Brasil, o título da Sugura Cup no Japão e o vice do Brasileirão.

Em 2010 estará envolvido na disputa da Libertadores onde é claro o desejo de conquistar o Bi. Para isso a ideia foi manter a base vice-campeã nacional e fortalecer o elenco. A grande aposta é em um treinador com experiência sul-americana. Jorge Fossati atual campeão da Copa Sul-Americana, que fez a LDU jogar e muito durante a campanha do título.

O início da atual temporada foi muito conturbado pela possível saída de Guiñazu para o São Paulo e a disponibilização de D’Alessandro como moeda de troca. Nenhum dos dois gringos saiu. A manutenção dos dois argentinos no elenco é um bom início, porém o armador atuando pelo colorado nunca mostrou o futebol dos tempos de River, onde surgiu com Cavenaghi e Máxi López. A volta do bom futebol de Dale pode garantir muitos frutos ao time do Beira-Rio.

A pré-temporada começa com o técnico querendo implantar o estilo de jogo que fez na LDU, pressão iniciando no ataque e muita ofensividade, principalmente nos jogos da altitude. Fossati também já deixou claro que quer o time marcando desde o principio e que o lateral-esquerdo Kléber faça mais gols.

O Internacional perdeu apenas reservas como o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, o meia-atacante Bolaños que deve voltar para a LDU, o goleiro Michel Alves e o zagueiro Danny Morais que pode ir para o Vasco ou para o futebol francês. Jogadores que não deverão fazer falta ao elenco colorado.

Alguns jogadores que tiveram destaque pelo Vasco na série B no Brasileirão voltaram de empréstimo. São eles o atacante Adriano, o zagueiro Titi e o bom lateral-esquerdo Ramon que está bem próximo de renovar. O goleiro Muriel vem de volta depois de jogar pela Portuguesa.

As chegadas também foram interessantes. Os laterais-direitos Bruno Silva vindo do Ajax da Holanda e Nei que vem do Atlético-PR e pode atuar como zagueiro. A contratação que destaco é a do meia-atacante Thiago Humberto que vem do Barueri, ele teve grande destaque na armação com bons passes e inteligência na posição de camisa 10. Mas na equipe colorada deve ser reserva de algum dos meias; Giuliano, Andrezinho e D’alessandro, lembrando que ter um bom banco é importante para quem disputará várias competições.

Com a mentalidade ofensiva de Jorge Fossati pode conseguir que D’alessandro possa voltar ao nível de futebol que mostrou na Argentina. O técnico também sinalizou que Giuliano assumirá um papel mais preponderante no ataque. Alecssandro no comando de ataque promete romper a marca de 28 gols na temporada. O colorado tem tudo para dar certo e acredito que dará.

Abraço nação colorada.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Grêmio

O Grêmio foi a grande decepção na temporada passada terminando o Campeonato Brasileiro de 2009 na oitava colocação. A equipe que fora montada tinha como o objetivo levar o imortal a mais umas disputa de Copa Libertadores, competição com a qual o clube tem grande identificação. Ser eliminado pelo Internacional no Gaúchão e parar na Libertadores nas semi-finais estando tão perto da final, foram dois outros golpes duros.

Para esse ano mudanças foram realizadas. O bom técnico Paulo Autuori se desligou do time e para seu lugar veio Silas do Avaí, um dos destaques na surpreendente campanha Avaiana. Ele vem trazendo muita coisa que deu certo no seu ex-clube, jogadores e a mentalidade.

O novo comandante tratou de trazer William e Ferdinando dois jogadores que apareceram bem no Brasileirão. O primeiro é atacante e fez gols de diversas formas, incluindo um golaço de bicicleta e o segundo é um volante que chegou a atuar como lateral tem bom poder de marcação e um chute forte. Dois bons nomes que vem para agregar ao time do Olímpico.

Uma dupla que vem do São Paulo é outra boa novidade, o meia Hugo e o atacante Borges. O primeiro já teve uma boa passagem pelo imortal tricolor e tem grande identificação com a torcida, acho Hugo um bom jogador e só, nada de espetacular. O segundo vem depois de uma temporada em que reclamou muito de ser reserva no tricolor paulista, porém no segundo turno do Brasileirão parou de falar, pois não havia como tirar a vaga de Washington. Borges é rápido e saber fazer gols, deve ajudar o Grêmio.

O atleta Leandro que passou por Corinthians, São Paulo e vem agora do Verdy Tokio (JAP) namora com o Tricolor desde o segundo turno do Brasileirão, finalmente acertou. É um ótimo nome para o ataque, é um jogador que briga muito e além de atuar como atacante o atleta pode ser o último homem do meio-campo, deve ser titular na temporada de 2010. Maurício envolvido em troca com Léo chega para ser uma opção para a zaga.

O Grêmio também perdeu alguns jogadores; a dupla ofensiva argentina Herrera e Máxi López, os meias Renato, Tcheco e Douglas Costa que é mais um brasileiro a ir jogar no Shakhtar Donetsk, os zagueiros Léo que foi para o Palmeiras e Thiego que jogará no futebol japonês. O lateral-esquerdo Jadilson, pouco aproveitado irá voltar ao Goiás e mais um atleta pouco aproveitado e deve sair é o atacante Perea.

O Grêmio perdeu dois de seus principais jogadores, Máxi López e Tcheco, além de um jovem com muito potencial, mas que parecia não ter muita cabeça, Douglas Costa. Reforçou-se nessas posições e montou um elenco forte capaz de representar bem as tradições da equipe e colocar o tricolor novamente na disputa da Copa Libertadores da América.


Questão “La Barbie” –


O argentino Máxi López chegou com certa desconfiança a Porto Alegre, poucos conheciam o jogador que veio por empréstimo do FC Moscou. A dúvida logo foi deixada de lado, pois além dos gols “La Barbie” vinha mostrando muita raça, algo que definitivamente conquista a torcida gremista.

O contrato por empréstimo foi feito até o final do ano de 2009 com a opção de o jogador ficar em Porto Alegre caso o tricolor comprasse 50% do passe do atleta por um valor previamente fixado. Chegando a data em que o contrato expiraria a direção gremista mostrou interesse em mantê-lo defendendo as cores do imortal.

As coisas começaram a direcionar que Máxi não ficaria no Grêmio. O FC Moscou recebeu sondagens de clubes pelo atleta, entre os interessados destacou-se a Lazio da Itália. A ideia de lucrar com a venda do jogador fizeram com que o time russo esquecesse o que tinha sido assinado. O Grêmio não deixou barato e depositou em juízo o valor combinado pela metade do passe do atacante.

Pronto estava desenhada a confusão. No meio disso tudo, Máxi López mandou um telegrama a direção gremista, na qual ele afirmava que não atuaria mais pelo tricolor gaúcho. Entre uma das alegações do atacante a falta de segurança tendo em vista que sua mulher sofreu uma tentativa de sequestro. O argentino dificilmente ficará no Brasil, mas o departamento jurídico do clube gaúcho promete ir à FIFA e tomará as providências necessárias.

Abraço aos imortais tricolores.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Fluminense

O tricolor das Laranjeiras teve uma temporada preocupante ano passado, no Carioca nada além das semifinais, na Copa do Brasil parou nas quartas-de-final contra o campeão Corinthians e no Brasileirão a fuga do rebaixamento apenas na última rodada.

A equipe chegou a ser dada como rebaixada, mas com o afastamento de alguns medalhões, a volta de Fred com o bom futebol e os meninos dando conta do recado o time de guerreiro escapou. A torcida terminou o ano em lua-de-mel com seus jogadores e mesmo a perda da Sul-america para a LDU não acabou com tal relação. Mas a temporada não foi boa, para um time grande escapar do rebaixamento não pode ser considerado uma conquista.

Em 2010 o Fluminense irá atrás de conquistas e para isso alguns jogadores que não participaram da reação foram mandados embora. Augusto, Carlos Eduardo, Luiz Alberto, Ruy, Radamés, Fabinho, Wellington Monteiro e Fábio Neves, a maioria deles ainda não tem destino certo.

As saídas não pararam por ai, Edcarlos jogará no Cruz Azul ao lado do rubro-negro Maxi e o lateral João Paulo vai defender o Figueirense. Todos os jogadores que saíram não devem fazer falta ao time, pois não participaram diretamente da arrancada para a fuga do fantasma da série B.

A temporada que está prestes a iniciar exigirá resultados melhores do Fluminense, a pré-temporada deve ser bem executada e a integração dos novos atletas ao espírito de guerreiro que se tornou característico após a fuga. A diretoria, o técnico e os jogadores afirmaram que continuarão com a definição de time de guerreiro.

As contratações trazem alguns bons destaques do Campeonato Brasileiro de 2009. E vamos a elas; Júlio César lateral-esquerdo que atuou pelo Goiás, mostrou ter bom passe, saber chutar e muita ofensividade. Ewerton meia que teve destaque pelo Barueri também chega e vem depois de quase ter sido contratado pelo rival Botafogo. Para a defesa chega Leandro Euzébio do Goiás, um bom zagueiro e mais uma vez uma contratação que era desejada por um rival, nesse caso o Flamengo.

Nomes que geram certa dúvida chegaram. Willians veio de decepcionante temporada no Palmeiras, onde começou bem e depois caiu vertiginosamente, tentará reencontrar o futebol dos tempos de Vitória no Fluminense. O outro é o meia/lateral-esquerdo Thiaguinho ex-Botafogo, nunca vi nada de especial em seu futebol, não acho que seja um bom nome para o Flu.

Esse Fluminense começa o ano com perspectivas que o time desse ano será aquele que terminou o Campeonato Brasileiro jogando muito bem. A mentalidade de ser uma equipe de guerreiros é muito interessante, pois a raça é um fator muito importante, qualidade o time tem, Fred e Conca mostram isso. Jovens como o zagueiro Digão e os atacantes Alan e Maicon mostraram qualidade e terão papel mais preponderante neste ano. O Flu tem muito para dar certo, mas a contratação de mais um meia deve ser estudada para Conca não ficar sobrecarregado.

Abraço a toda torcida Tricolor.

Simplificando o mercado – Flamengo

O atual campeão brasileiro teve uma reação surpreendente no campeonato e sagrou-se hexacampeão, apresentando o melhor futebol e com Petkovic e Adriano em estado de graça. Mas a nação rubro negra é uma das torcidas mais exigente do nosso país. A torcida deixa claro que esse ano quer manter a hegemonia estadual, conquistar o bi da Libertadores, o hepta brasileiro e se possível fechar o ano com o Mundial em Dubai.

O começo do ano não vem sendo animador. O retorno de Zé Roberto ao Schalke era inevitável, o Flamengo enviou uma proposta que foi recusada pelos alemães. Aírton exerceu seu direito e escolheu ir jogar no Benfica, o rubro-negro não teve como ir contra a vontade do atleta. Éverton que foi outro jogador muito importante na conquista do hexa fez as malas para o Tigres do México, o Flamengo com apenas 10% do passe do meia não pôde fazer para evitar sua, o negócio foi articulado pela Traffic. Outro que ainda pode sair é Angelim, mas ele já está próximo do acordo de renovação com o clube.

Além de nomes importantes na conquista como os três citados acima o Flamengo também perdeu nomes de menos relevância durante a temporada. A jovem revelação defensiva, o canhoto Fabrício quer trocar de clube para poder atuar mais, perdê-lo pode no futuro significar perder dinheiro, o garoto tem potencial. Maxi o primo do Messi vai jogar no Cruz Azul do México, o veloz argentino há algum tempo não era utilizado, mas não poderia reclamar, pois seu futebol não lhe dava condição para almejar uma posição no time.

A saída do goleiro reserva Diego em final de contrato não deverá ser muito sentida pelo fato de não ser o camisa 1 rubro-negro. Porém a torcida tinha certo apreço pelo jogador, houve algumas falhas como aquelas no Fla-Flu de 2008 pela Taça Guanabara sim, mas nas outras vezes foi sempre um substituto à altura do goleiro Bruno.

Um nome que dificilmente será ouvido novamente na Gávea é o de Bruno Paulo. O jovem meia-atacante estava tendo destaque na Taça BH de 2009, ao mesmo tempo, o plantel principal sofria com as lesões e o técnico Cuca o chamou para compor o elenco. Entrou no decorrer de duas ou três partidas e participou com relativo destaque. A diretoria quis renovar seu contrato pagando o estipulado para um jovem em sua condição, contrato rejeitado. A cúpula flamenguista ofereceu um contrato com diversos privilégios incomuns para um atleta de sua idade. Com a rejeita do atleta a diretoria o colocou para treinar em separado à espera do final de seu contrato, para liberá-lo.

No campo de contratações o Flamengo sofreu com muitas especulações de grandes nomes como Kleber do Cruzeiro e Vágner Love do Palmeiras. O atacante do alviverde após ser agredidos por torcedores do Palmeiras disse que gostaria de jogar no Flamengo. A presidência palmeirense afirmou que até pode liberar o jogador, porém quer uma compensação que o clube carioca ainda não se mostrou com muita vontade de oferecer ao alviverde do Palestra Itália.

Rafael Sóbis é outro nome que segundo seu empresário pode voltar ao Brasil, e o jogador teria vontade de defender o Flamengo. Como escrevi no meu twitter, o negócio não é fácil, pois vários clubes no Brasil estão interessados no atleta. E ainda existe a possibilidade de ser aberta uma vaga para ele jogar no Al-Jazira o seu atual time. Enquanto um dos desejados pela diretoria e torcida não vem, Obina volta do Palmeiras após empréstimo.

A perda de Aírton foi a que fez a diretoria incursionar pela primeira vez ao mercado e trazer Fernando, volante, que atuou pelo Goiás no Brasileirão 2009 e é irmão do meia vascaíno Carlos Alberto. Fernando nunca teve grande destaque pelos clubes que passou (Fluminense, São Paulo e Goiás foram os principais). Portanto não acho que seja um grande reforço, pois os reservas da dupla titular de volantes do Flamengo mostraram mais qualidade que a nova contratação, Kléberson, Toró e o jovem Lenon.
Outros nomes retornaram ao plantel foram o lateral-esquerdo Egidio e o atacante Paulo Sérgio, ambos deverão ser mais uma vez emprestados. Vindo do Bahia o segundo volante Léo Medeiros chega, mas diz que quer ficar e sonha em ter uma nova oportunidade no clube.

O Flamengo se quiser ganhar tudo como sua torcida deseja e exige, precisará investir em um atacante de ponta para atuar com Adriano, os nomes que já foram especulados são bons, mas tem um acerto difícil de acontecer. Um meia para substituir Pet em jogos que o Sérvio não estiver em 100% de suas condições físicas, é um investimento que julgo necessário.

Abraço a toda nação rubro-negra

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado - Cruzeiro

A Raposa sofreu ano passado com a derrota em pleno Mineirão frente ao Estudiantes de Verón. No período em que disputou o torneio sul-americano deixou de lado o campeonato brasileiro, frequentou a zona de rebaixamento e mesmo com o final da outra disputa e o desempenho em território na melhorou. Perdeu jogadores importantes como Ramires, Wagner e Gérson Magrão.

A reação no Brasileiro demorou a aparecer e um nome foi fundamental para tal feito, Gilberto, lateral-esquerdo de origem, mas que no Cruzeiro chegou para assumir a camisa 10 de Wagner. O canhoto chegou jogando muito e mostrando-se à vontade na condição de armador cruzeirense. Kléber quando não esteve machucado foi bem e Wellington Paulista fez seus gols de sempre. O time cresceu e disputará mais uma Libertadores.

O tri da competição continental é o objetivo do time para esse ano. Portanto o clube tratou de evitar perdas importantes como as do meio de 2009. Os que deixam a Toca da Raposa são apenas reservas ou nem isso; o goleiro Andrey, o lateral-esquerdo Athirson e o zagueiro Gustavo. Os freqüentes assédios de Flamengo e Palmeiras por Kleber parecem que não terão resultado, uma notícia ótima para o Cruzeiro.

As contratações cruzeirenses também não são nomes de impacto, mas podem ser boas opções para Adílson Batista. Aliás a manutenção do técnico é um ótimo reforço, confio muito no trabalho do comandante. Dentro de campo o meia Pedro Ken, sempre foi um bom coadjuvante no Coritiba e o atacante Anderson Lessa que vem do rebaixado Naútico, ele será uma alternativa à Kléber, W. Paulista e Thiago Ribeiro.

O Cruzeiro mesmo sem grandes perdas precisa pensar em reforços. O time foi bem no fim do ano passado, mas ficou claro que mais um jogador que atue na armação de jogadas seria importante, pois Gilberto ficou sobrecarregado desempenhando uma função que não era natural a ele.

A manutenção dos protagonistas da reação cruzeirense no Brasileirão já é um alento a nação estrelada. Porém o manter Kleber é fundamental e a contratação de mais um meia-atacante para ajudar Gilberto é outro fator importante caso o clube queira chegar longe nas competições que disputar.

Abraço a toda nação estrelada.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Simplificando o mercado – Corinthians

O Corinthians jogou e muito no primeiro semestre do ano passado, onde conquistou o campeonato paulista de forma invicta e a copa do Brasil. Ronaldo brilhou enquanto jogou e foi decisivo nas conquistas dos dois títulos. Mas a base campeã perdeu o lateral-esquerdo André Santos, o volante Cristian e o armador Douglas. O segundo semestre do alvinegro não é parâmetro para nada, pois o time abdicou do futebol e esteve em um ritmo bem diferente do que foi no começo do ano.

A Libertadores eterna obsessão corintiana começou a ser pensada desde o título da copa do Brasil. As dúvidas começaram a surgir; como manter Ronaldo? Quem substituirá André Santos? E Cristian? E na armação quem viria para o lugar de Douglas? Nomes como o de Riquelme foram especulados para jogar no Timão. O dez do Boca não veio.
Porém Defederico a revelação do Huracán chegou com status de novo Messi. O jovem não se tornou um titular incontestável, mas no fim do ano foi crescendo e parece ter mais que evoluir. Edno veio para ser um parceiro para Ronaldo, mas decepcionou. O futebol que apresentou na Portuguesa não conseguiu repetir no Timão, porém deve continuar no grupo e ter mais oportunidades.

A expectativa colocada sobre eles foi demasiada. Devido a isso podemos dizer que os dois atletas decepcionaram. Mas Defederico mostrou ser técnico e rápido. O staff corintiano confia muito no jovem, pois ao chegar ao Timão foi conduzido a fazer fortalecimento muscular. Edno ao declarar que sairia da Portuguesa recebeu propostas de todos os lados (O próprio Corinthians, Flamengo e São Paulo). Mas depois do acerto com o alvinegro não justificou toda essa disputa. É jogador que tem qualidade e pode ajudar no ano do centenário.

Com o final do Brasileirão a expectativa que diversas contratações serão realizadas pelo clube de Parque São Jorge. As aquisições foram feitas e entre os nomes apresentados, diversos deles muito conhecidos. Danilo, Iarley, Roberto Carlos e Tcheco. Além dos mais famosos o volante Ralf que se destacou pelo Barueri no Brasileirão também chegou e Moacir volante e lateral-direiro titular do rebaixado Sport. Ainda no decorrer do campeonato dois volantes que tiveram ótimas passagens pelo Timão voltaram; Marcelo Mattos e Edú.

O Corinthians foi o time que melhor se reforçou durante o período de transferências. A chegada de Roberto Carlos após boa passagem pelo Fenerbahçe e ainda podendo sonhar com a copa do mundo na África do Sul. Iarley chegou sendo chamado de Mister Libertadores, pelo fato de ter jogado e ido bem na competição com o Boca Juniors, Internacional e Paysandu. Tcheco vem do Grêmio com um vice-campeonato na competição em 2007 e muita experiência, além de ser bem técnico e de boa bola parada que pode decidir muitos jogos na competição Sul-Americana.

No meio-campo, vindo do Kashima Antlers o antigo camisa dez Tricolor, Danilo vem como mais uma boa opção, experiente e com título mundial no currículo pode ser um ótimo armador para Ronaldo e Jorge Henrique. Ralf como volante será mais uma alternativa aos mais antigos no grupo, Edú, Elias, Juciley e Marcelo Mattos. Moacir chega para ser reserva de Alessandro na lateral-direita e ser mais uma opção para a marcação no meio-campo.

O Corinthians investiu bem, a lateral-esquerda que era o tendão de Aquiles da equipa
parece estar resolvida com a chegada de Roberto Carlos, porém não existe um reserva para o camisa seis, pois Marcelo Oliveira foi para o Barueri. No meio-campo existem diversas boas opções, jogadores rápidos, outros com cadência, mas todos com qualidade.

O grande problema é se os jogadores deixarem a empolgação e a obsessão da torcida pela Libertadores fazer o time esquecer que jogará outros torneios no ano de seu Centenário. E a diretoria deve blindar o grupo e usar sim o marketing, mas com moderação, pois isso pode influir dentro de campo.

Abraço a nação corintiana.

Simplificando o mercado – Botafogo

O Botafogo escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão no ano passado. A fuga em 2009 se deveu muito ao atacante Jóbson, hoje suspenso pelo caso de doping por cocaína. Além dele o zagueiro Juninho, o meia Renato e os atacantes André Lima, Reinaldo e Victor Simões foram outros dos responsáveis pela manutenção do Glorioso na série A. Desses jogadores a maioria viveu altos e baixos durante a temporada, mas mesmo assim foram importantes. Para 2010 todos eles foram embora.

Com as perdas de quatro atacantes e seu principal zagueiro, o clube de General Severiano deveria investir em diversas contratações, porém o Fogão vive uma grande crise financeira e os nomes especulados e confirmados foram tímidos. O clube chegou a sonhar com Ronaldinho Gaucho, com Roger Flores, mas poderá acordar com o bom jovem Fellype Gabriel ou então se contentar com Lúcio Flávio, que não repetiu as boas atuações que havia feito pelo Botafogo em suas outras passagens pelo Engenhão.

Apesar de diversas perdas o Alvinegro manteve seu principal jogador, Leandro Guerreiro que atua com muita entrega tanto como primeiro volante tanto como zagueiro. As primeiras contratações foram a do zagueiro Edson ex-Figueirense que ficará no clube por empréstimo até o fim do ano, o meia Diguinho que se destacou na série B carioca pelo América de Romário e o volante Somália ex-América-RN. Esse último jogador chega ao Fogão após disputá-lo com o Fluminense, outro jogador que foi alvo da mesma disputa foi o meia Everton ex-Barueri, mas esse jogador acertou com o Flu.

No setor ofensivo o Glorioso trouxe Renato Cajá, meia que estava encostado no Grêmio e se destacou no campeonato paulista de 2008, onde foi vice-campeão jogando pela Ponte Preta. Se jogar o que jogou na Ponte é uma boa, mas é difícil prever se irá reencontrar o futebol. A bomba pelas áreas de General Severiano foi a chegada do atacante uruguaio de 33 anos, Sebastián Abreu, o “El Loco” Abreu. O uruguaio vestirá a camisa 13 que foi à ele entregue hoje por Zagallo. Seu companheiro será o Raçudo Herrera que jogou no Grêmio ano passado. A dupla de ataque sul-americana é interessante.

O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro vem do Inter após ser reserva durante toda a temporada. O lateral antes de jogar pelo time de Porto Alegre teve uma passagem muito boa pelo Vitória no Brasileirão de 2008, por lá foi mais um ala do que um lateral fez gols e mostrou-se muito forte no ataque. A saída de Thiaguinho para o Fluminense não deve ser sentida. O zagueiro Emerson, autor de dois gols contra frente ao Flamengo nas finais do carioca foi para o Avaí. A dupla Juninho e Reinaldo foi para o Samsung Bluewings da Coréia do Sul.

Os outros nomes que sairam não tem destino certo, mas como os contratos terminaram e não foram renovados é certo que vão embora. O meia Marquinhos destaque do Brasileirão 2008 pelo Vitória, contratado pela Traffic para o Palmeiras e não deu certo, segue sendo cogitado para jogar no Fogão em 2010. Fellype Gabriel ainda na Portuguesa e Ortigoza recém dispensado do Palmeiras seguem nos planos.

Os problemas financeiros atrapalharam as incursões no mercado por parte do time de Estevam Soares. Do jeito que deu o Fogão contratou, Renato é um bom meia que pode auxiliar bem Lúcio Flávio, o ataque com Herrera e Abreu será muito brigador e terá o segundo maior artilheiro da história da seleção uruguaia. Na defesa se encontra a minha maior preocupação, dois zagueiros têm que ser contratados para poder escalar L. Guerreiro como Volante. Então abra o olho Botafogo, pois a defesa precisa de atletas.

Abraço aos torcedores do Fogão

Simplificando o mercado – Avaí

O time ano passado sobre o comando de Silas foi o destaque da série A do Brasileirão, acabando em sexto lugar e superando adversários que poucos imaginavam. O seu técnico sempre pregou a humildade no grupo e o pensamento jogo-à-jogo. Porém Silas hoje está no Grêmio e o clube de Florianópolis terá de se reestruturar com Péricles Chamusca. O primeiro desafio será superar as perdas dos principais destaques da equipe durante o ano passado.

Ídolo da torcida e camisa dez do alvi-celeste, Marquinhos se desligou do clube e foi jogar no Santos de Dorival Jr., William para o Grêmio e Muriqui para o Galo desfazem a dupla de ataque que deu muito resultado. Ferdinando e Léo Gago dois bons volantes com bom chute de fora da área também se foram, para Grêmio e Vasco respectivamente. Eduardo Martini que fez ótimas defesas no campeonato irá defender a Ponte Preta e o zagueiro Augusto, outro destaque do sistema defensivo vai para o Goiás.

As saídas são preocupantes, pois a base que foi bem no brasileiro foi praticamente desfeita. Os setes jogadores que se foram em algum momento do campeonato alinharam como titulares no Avaí. Perder sete titulares é bastante complicado, o mercado não tem tantas opções, mas na medida do possível o Leão da Ressacada fez as suas transações.

O volante Frédson com boa passagem pelo Paraná terá a chance de ressurgir para o futebol no time catarinense. Do Paraná vêm dois jogadores o goleiro Zé Carlos com passagens pela seleção brasileira sub-17 e o jovem zagueiro Gabriel. Emerson zagueiro que vem do Botafogo é outro nome para a defesa. No ataque a volta de Vandinho que se destacou pelo clube no primeiro semestre de 2008 e se transferiu ao Flamengo, onde nunca mais apresentou o mesmo futebol dos tempos de Ressacada, traz esperança à torcida. Ofensivamente Sávio é outro que chega com status de ídolo, porém com idade já avançada.

O Avaí perdeu muitos jogadores para clubes maiores, seria muito difícil mantê-los em Santa Catarina. Na medida do que tinha disponível financeiramente o clube fez suas incursões no mercado. A aposta novamente em Vandinho pode dar certo, Sávio mesmo em final de careira é muito bom tecnicamente e Frédson pode recuperar seu futebol. Se as apostas derem resultado o Leão da Ressacada poderá ter bons resultados, não creio que repetirá 2009, mas não será o que todos esperavam que fosse no ano passado, um time que simplesmente voltaria à série B. E provaram o contrário


Abraço a toda torcida do Avaí, que fez belas festas na Ressacada.

Simplificando o mercado - Atlético Paranaense

Antônio Lopes chegou ano passado para livrar o time do rebaixamento e com as ajudas de Paulo Baier, Marcinho e Wallyson. Uns como eu pensaram que com o “delegado” desde o início o Furacão poderia ter ido mais longe no campeonato brasileiro do ano passado.

O trio anteriormente citado foi mantido em Curitiba o quê já é um ponto bem positivo para o Atlético. A base foi quase que totalmente mantida outro fator bem importante e interessante. Mas com esse time o Furacão não foi muito longe e contratações devem ser feitas para obter sucesso no Paranaense, Copa do Brasil e no Brasileirão.

A saída de Nei para o Internacional desfalca o time em duas posições tanto como zagueiro e na lateral-direita, sem contar o fato de ele ser xodó da torcida. Wesley que também se destacou em alguns momentos no campeonato atuando como meia, ele voltará para o Santos a pedido de Dorival Junior e fará falta ao Atlético. O Peixe queria Wallyson, mas por sua vez o Furacão não o liberou.

As contratações foram Samuel Venegas zagueiro campeão da Libertadores em 2003 pelo Once Caldas, não conheço o jogador e outro por mim desconhecido é o meia-atacante de 30 anos Jorge Horacio Serna. Serna já marcou contra o Atlético pelo Independente de Medellín na Libertadores de 2005. Costumo gostar desses jogadores sul-americanos, mas como não tenho uma mínima lembrança de tais atletas prefiro vê-los jogar para depois analisá-los. Outro que “chega” é o zagueiro Antônio Carlos que volta após estar emprestado ao Atlético Goaniense, clube que subiu à série A do Brasileiro.

Um jogador muito interessante que foi cogitado para atuar no Furacão foi o atacante Bruno Mineiro que foi o destaque do Náutico no Brasileirão. O acordo esteve muito próximo de ser fechado, porém a proposta para a liberação foi considerada baixa pelo América-MG e não Houve acordo. E com isso o ataque do Atlético é composto por Alex Mineiro, Patrick, Rafael Moura (Artilheiro do campeonato paranaense e nas últimas partidas do ano nem banco foi) e Wallyson, o jovem destaque.

O Atlético-PR acertou muito ao manter o “Delegado” no comando, Paulo Baier e seus gols e assistências, a velocidade da dupla Marcinho-Wallyson e sem dúvidas a presença do incansável marcador Valencia é muito boa. A zaga é o ponto que exigiria mais investimento, porém por enquanto o Furacão dá sinais que apostará com os jovens Rhodolfo e Manoel e em seu novo contratado Samuel Venegas. Em resumo creio que o time melhorou um “pouquinho” em relação ao que disputou as últimas posições do Brasileirão em 2009.

Abraço aos torcedores do Furacão.

Simplificando o mercado - Atlético Mineiro

Começo de ano e muita expectativa rondam os clubes, todos querem saber se esse jogador vai dar certo em seu time, se as contratações foram corretas, etc. Portanto resolvi escrever um pouco sobre o mercado da bola, trazendo as principais aquisições e perdas dos grandes brasileiros.

Começaremos pelo Galo e de seu novo técnico Vanderlei Luxemburgo junto com ele o Atlético venceu a disputa pelo agora concorrido atacante Muriqui, que fez uma boa temporada pelo Avaí. Na defesa chegaram Jairo Campos que atuava pela LDU, foi expulso na final do Maracanã contra o Fluminense e Leandro lateral-esquerdo que esteve com Luxa no Palmeiras, atualmente ele jogava no Vitória com muita liberdade ofensiva e foi bem.

Por outro lado o Galo também perdeu alguns jogadores como o titular Éder Luís que é mais um atacante a ir ao Benfica. A eterna promessa Tchô vai para o Marítimo junto com Yuri, outro meia. O segundo volante Márcio Araújo vai reforçar o Palmeiras de Muricy. O atacante Alessandro também sai e pode ir para o Sport Recife. E o lateral-esquerdo Thiago Feltri, os zagueiros Marcos e Alex Bruno, e os volantes Renan e Rafael Miranda, são outros nomes que não continuarão.

O Galo ainda quer mais um atacante, um nome que foi especulado foi o de Obina, porém o Flamengo não aceitará emprestá-lo e o Atlético-MG não parece disposto a pagar para ter o jogador. A contratação de um atacante para ser titular seria bom, pois o clube teria em Rentería uma boa opção no banco, mas caso o colombiano seja titular os jogadores com mais experiência seriam Pedro Oldoni e Marques (esse fica até o final do contrato, mas nem deve atuar).

Vejo a falta de um atacante para atuar ao lado de Diego Tardelli um grande problema para Luxemburgo. Uma contratação é necessária. No meio vejo o Galo bem servido e creio que Ricardinho e Corrêa vão assumir um papel mais preponderante na equipe e regeram a “meiuca” alvinegra. Jairo Campos não conheço, mas Werley já foi bem ano passado, Benítez foi titular na reta final e tem Welton Felipe titular em alguns jogos também. Os laterais serão Coelho, que fez um bom campeonato e Leandro com boa ofensividade mostrada no rubro-negro baiano. A defesa não é o problema.

A dor de cabeça estará em quem formará o ataque com o artilheiro do time no ano passado, Diego Tardelli.

Abraço a toda nação atleticana.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Retrospectiva 2009

O ano está acabando e este que se encerra hoje foi um ano dourado para o esporte mundial. Vimos um homem que parecia voar nas pistas de atletismo, corria como um guepardo atrás da caça, mas o que Usain Bolt queria eram os recordes mundiais dos 100 e 200 metros, conquistados com certa facilidade. O jamaicano nos faz pensar até onde o homem poderá chegar, eu não sei mais não duvido que o homem mais veloz do mundo consiga quebrar mais recordes.

Nas piscinas o ano foi verde-amarelo graças ao tubarão Cesar Cielo, o nadador se tornou um dos maiores da história ao conquistar as provas de 100 e 50 metros no mundial de Roma. Agora o nosso campeão é detentor dos recordes nas duas provas em que foi campeão mundial. O recorde dos 50 metros foi alcançado na ultima prova dele com os supermaiôs que agora saem de cena com 251 recordes mundiais tanto em piscina curta quanto em piscina olímpica.

Roger Federer agora com 15 títulos de Grand Slam conquistados marca seu nome na história como melhor tenista de todos os tempos. O suíço é sem duvidas sensacional com classe e muita técnica. É um extra-classe que quando se aposentar saberá que dificilmente existirá outro igual à ele.

No automobilismo a notícia do ano é a volta do heptacampeão mundial Michael Schumacher a formula 1, o piloto correrá pela Mercedes ano que vem. O maior piloto de todos os tempos voltará após uma pausa de três anos. A grande conquista da categoria para o ano que vem será a sua volta.

O Futebol teve um Barcelona conquistando seis títulos e Messi sendo coroado como o melhor do planeta sem ressalvas. No Brasil tivemos a volta do Imperador com título brasileiro pelo Flamengo após 17 anos, mas com um companheiro que também se destacou e regeu o time na conquista, Dejan Petkovic de 37 anos.

Ronaldo voltou a ser o fenômeno dentro e fora de campo, colaborou com as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Fred outro atacante brasileiro que esteve na copa de 2006 também veio ao Brasil, e foi um dos principais guerreiros no time de guerreiros do Fluminense que escapou do rebaixamento.

Na série B o sentimento não parou nem por um instante e o Vasco voltará ao Brasileirão da série A em 2010 e junto com ele Atlético Goianiense, Ceará e Guarani. Na série C o América Mineiro foi o campeão e na nova série D o São Raimundo conquistou o título.

Um ano de Adriano, Bolt, Cielo, Federer, Fred, Messi, Ronaldo e Schumacher. Desses que cito Bolt, Cielo e Schumacher são os mais rápidos que a humanidade já viu um no chão, outro na água e um com os carros de Formula 1. E Federer o melhor de todos os tempos no tênis. É uma honra ter visto tudo isso durante este ano. E poder compartilhar minhas opiniões com vocês que acessaram o blog durante o ano de 2009.

O Simplificando o Futebol deseja a todos um ótimo ano novo e que todos que aqui acessaram continuem fazendo isso em 2010, pois sua presença e seus comentários são muito importantes para o blogueiro.

Abraço a todos e um feliz ano novo com muito futebol e com muito esporte.