segunda-feira, 15 de março de 2010

O clássico na Holanda

A Eredivisie 09/10 tem o Twente como líder e com 5 pontos a frente do PSV e 6 em relação ao Ajax. Mas e daí, o que importa mesmo é o jogo entre os Godenzonens (filhos dos deuses) e os Boerens (Camponeses). A partida foi disputada na bela Amsterdã Arena para 51 mil espectadores.

A rivalidade estava bastante acirrada, muita disputa entre os jogadores e algumas jogadas mais ríspidas ocorreram. As duas equipes jogavam com táticas semelhantes, o 4-3-3. Os três meias dos dois lados faziam dupla função – atacar e marcar. Por esse setor o jogo foi equilibrado, com uma pequena vantagem para os donos da casa.

A diferença estava no ataque. Enquanto Toivonen, Dzsudzsák e Amrabat não conseguiam produzir, Emanuelson, Pantelic e Luis Suárez iam bem. O uruguaio realmente é um bom jogador, veloz, forte na finalização e habilidade. Inclusive o artilheiro da Eredivisie deu uma caneta sensacional.

No jogo além forte rivalidade, que aparecia em lances disputados até o fim e em jogadas nas quais sobravam cotovelos e chegadas mais duras. O interessante foi ver o quanto os dois lados estavam querendo jogo. O Ajax começou melhor, mas o PSV também ia forte até o gol de Stekelenburg. O primeiro tento aconteceu após cobrança de escanteio realizada por Van der Wiel, Suárez desviou para defesa do goleiro, mas no rebote De Jong marcou.

O grande gol da partida veio em um lance no qual Pantelic passou de calcanhar para Emanuelson. O canhoto limpou o marcador, ajeitou para a perna direita e soltou uma bomba no ângulo de Isaksson. Os boerens esbarravam em seu ataque e principalmente no sueco Toivonen, que pecava muito nas finalizações.

O segundo tempo voltou um pouco pior. Mas o Ajax queria mais, e o gol veio com o sérvio Pantelic. Ele recebeu dentro da área e mandou para as redes. Com o 3 X 0, os Godenzonens iam cozinhando o jogo. A torcida já não tinha mais conhecimento do que ocorria em campo, mesmo com o frio europeu os torcedores do time da capital cantavam sem camisa.

O time de Eindhoven chegou o gol de honra em um pênalti, no qual eu não vi a intenção de Vertonghen de cometer a penalidade. Mas os terceiros no Campeonato Holandês, que não tinham nada haver com isso e colocaram Balázs Dzsudzsák para a cobrança. O húngaro cobrou e marcou.

Sentiram falta de alguma coisa? Lógico, faltava o vigésimo sétimo gol de Luis Suárez na Eredivisie. O gol do uruguaio mostrou suas qualidades. Com muita calma recebeu dentro da área e bateu tirando do arqueiro Isaksson. Com o gol do artilheiro da competição, o Ajax chegou ao gol de numero 80 nessa temporada de 09/10 e segue com melhor ataque e melhor defesa da competição.

Agora a torcida do Ajax é pelo PSV, que encara o líder da Eredivisie, o Twente na próxima rodada. A diferença de seis pontos é difícil de ser tirada, mas se os Boerens contribuírem e o time da Arena Amsterdã não bobear, o título ainda não está definido. Claro que a vantagem de cinco pontos para o segundo colocado (PSV) é bastante confortável, mas pelo futebol apresentado no domingo o Ajax se permite sonhar com o troféu.

Abraço a todos

 Foto: Ajax.nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário